Energia solar rural: Livre-se dos geradores
Energia limpa e renovável pode substituir geradores à base de diesel
O Brasil ainda não deu conta de levar a todas as propriedades rurais a rede pública de energia elétrica. Como resultado disso, os habitantes da zona rural precisam “se virar” se quiserem utilizar energia elétrica em suas residências e propriedades. Muitos destes trabalhadores utilizam geradores a diesel para ter eletricidade em suas casas, mas neste artigo vamos explicar porque é muito mais viável e favorável ter um sistema de geração de energia solar em sua propriedade rural.
Por que NÃO usar geradores à base de diesel
Muito popular nas propriedades rurais não atendidas pelo sistema público de energia elétrica, os geradores a diesel são muito caros e nem sempre apresentam um rendimento que dê conta de todas as necessidades da casa e das atividades cotidianas do trabalho agrícola. Por consequência, os agricultores e trabalhadores da zona rural lidam corriqueiramente com interrupções em sua geração de energia elétrica.
Como se não bastasse o alto custo de aquisição de um gerador a diesel, a manutenção destes equipamentos também não é nada barata. Como todo o seu funcionamento é mecânico, o gerador acaba sendo “vítima” de constantes defeitos, o que exige substituição de peças e, às vezes, de todo o equipamento, dando gastos, falta de energia e dor de cabeça ao proprietário rural.
O mesmo problema mecânico também acontece com geradores hidrelétricos. O natural movimento das águas que giram a turbina e geram energia causa desgaste e, consequentemente, problemas mecânicos e menor vida útil do equipamento, que é caro e nada prático de se reparar.
Além do mais, precisamos lembrar que todo equipamento que funciona tendo o diesel como combustível gera um ruído considerável, que pode ser muito incômodo para ouvidos mais sensíveis. Se pensamos no dano ambiental, não é nem necessário dizer que a queima de diesel gera gases tóxicos que prejudicam a saúde e as condições climáticas e ambientais do nosso planeta.
A solução: substitua o gerador pela energia solar!
Com as placas solares, o agricultor conta com uma energia limpa, renovável e abundante: a luz solar. Além disso, as placas são construídas com silício, um elemento bastante comum na natureza e que pode trabalhar ininterruptamente por um período de aproximadamente 25 anos! O custo para se realizar a manutenção das placas solares é quase zero, tanto pela longa vida útil quanto pela mínima ocorrência de defeitos técnicos.
Com as simulações das condições de incidência de luz nas placas solares, é possível se antecipar à forma mais adequada de instalar o sistema fotovoltaico e ter o aproveitamento máximo da luz para a geração de energia, permitindo que o investimento realizado tenha retorno em pouquíssimo tempo. O proprietário rural pode ainda ficar sossegado pois não ouvirá “um pio” de seu sistema fotovoltaico que, por não ser mecânico, funciona silenciosamente e sem agredir em nada a camada de ozônio e seus pulmões. É muito mais vantajoso para quem não pode contar com a rede pública de energia, mas também quer se ver independente de geradores de energia poluentes, barulhentos, caros e fáceis de estragar. Invista!