Painéis Solares Funcionam em dias nublados?

O funcionamento dos painéis em dias nublados é uma dúvida recorrente entre as pessoas que estão pensando em instalar painéis solares. A resposta para essa pergunta é sim! Os painéis solares funcionam em dias nublados, com uma produção menor é claro.

Uma das características principais dos painéis solares, é que eles funcionam com a incidência da luz e não de calor, assim, qualquer raio de luz é capas de criar uma tensão (voltagem) no painel solar.

Quando o dia é um ensolarado, a produção de energia aumenta, quando o dia está nublado a produção apenas diminui, essa diminuição acontece porque os raios solares chegam até as placas de forma difusa e não direta, assim a placa continua produzindo energia, mas com menor intensidade.

Em dias nublados, essa produção pode chegar a 30% se comparado a um dia ensolarado, os painéis não param de produzir, apenas diminuem sua produção. Já em um momento de chuva ou quando a intensidade de nuvens aumenta, as placas podem produzir menos de 10% nestes períodos.

Na maior parte do nosso pais, temos sol quase o ano todo, sendo os dias nublados com produção abaixo de 30% acontecerem em poucas semanas em um ano.

Os impactos da baixa produção são compensados nos dias mais ensolarados para sistema conectados à rede ON GRID, onde o dimensionamento do sistema leva em conta a produção anual. Para sistemas isolados OFF GRID, o instalador deve levar em conta os períodos de baixa luminosidade para dimensionar corretamente o sistema prevendo dias com pouco sol, geralmente aumenta-se a capacidade do sistema ou se faz um racionamento de energia nos dias de menos insolação, outros já preferem usar geradores nesses dias.

Resumindo, a produção diminui mas não para. O painel solar gosta de luz e frio! O ideal é um dia muito ensolarado e fresco, a baixa temperatura e muita luz aumenta a produção do painel solar, enquanto o calor diminui. Porém é dificil consiliar as duas coisas, muita luz e tempo frio.

Por isso é importante os painéis solares tenha uma boa circulação de ar, assim o ar que passa na placa melhora a eficiencia dissipando um pouco do calor, é claro que as vezes isso não é possível.

Fique tranquilo, as placas são instaladas pensando na produção anual, assim os melhores meses compensam os meses de menor produção ou dias nublados.

Por isso, sempre contrate uma empresa consolidada no mercado,o que lhe fornecerá o melhor serviço e fará a instalação da melhor forma possível para aproveitamento da incidência solar no seu telhado, extraindo assim o máximo possível de energia para as caracteristicas da sua residencia ou empresa.

A eficiência do sistema esta em um conjunto de caracteristicas da instalação, não se limitando apenas a eficiencia das placas, mas também nas caracteristicas e boas práticas implementadas na sua instalação.

As suas placas funcionam em dias nublados e melhor ainda em dias ensolarados!!!

Deixe seu comentário.