Inversores o que são e para o que servem

O que são os inversores de energia solar On-Grid?

Os inversores solares são equipamentos destinados a converter a eletricidade das placas solares em corrente continua para corrente alternada.

Existem vários modelos de inversores, entre os principais estão os Off Grid par uso com baterias, Inversores VFD ( variador de frequencia para acionar motores) e os inversores On-Grid (conectados a rede) do qual vamos falar neste artigo.

Os inversores solares On-Grid Foram desenvolvidos para atender a crescente necessidade de injetar energia na rede elétrica convencional.

O desenvolvimento atual dos inversores se deve aos avanços da eletronica de potência, que possibilitou desenvolver equipamentos menores, mais leves e com capacidade de trabalhar com maiores correntes elétricas.

Os inversores atuais, na sua quase totalidade possuem gerenciamento por software, obtendo grande eficiencia na conversão da corrente elétrica, tudo isso graças ao desenvolvimento técnológico.

Alguns modelos, possuem além das funcionalidades de conversão de energia, componentes de seguraça e ainda algoritimos para gerenciamento das condições de trabalho do equipamento. Isso garante eficiencia e segurança, um exemplo de item de segurança é a detecção de isolamento ao terra, que permite saber se há alguma fuga de energia, evitando risco de choques elétricos ou até mesmo incendios.

Este item é essencial nas instalações fotovoltaicas utilizando módulos solares, tendo como principal função a "conversão" da energia e a sincronização com a rede elétrica possibilitando injetar energia na rede elétrica.

 

Deixe seu comentário.