Energia solar para apartamento: mitos e verdades

Energia solar para apartamento: mitos e verdades

A Energia Solar é uma das principais alternativas para a geração de energia elétrica. Ela é limpa, barata e eficiente. Mas ainda há quem tem medo de usar esse tipo de energia em prédios.

Vamos ver alguns mitos e verdades sobre o uso desse tipo de energia em apartamentos.

Posso ter energia solar no meu apartamento?

Pode. Com a difusão da tecnologia das placas fotovoltaicas, que estão cada vez mais poderosas e baratas, é possível instalar esse tipo de gerador de energia mesmo em prédios residenciais. Normalmente, os painéis são instalados nos tetos dos edifícios, por terem mais espaço e por terem uma maior incidência de luz solar, sem tantas preocupações com sombreamento.

É preciso ter energia solar para o prédio todo?

Mito. Mesmo que os painéis precisem estar instalados no telhado, é possível direcionar a fabricação de energia apenas para um ou mais apartamentos, ou o prédio todo. Depende apenas da potência instalada. Lembrando que de acordo com a concessão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o sistema de créditos por produção de energia elétrica pode ser compartilhado entre diversos membros de um edifício.

Não é possível instalar uma placa nas varandas e no térreo?

Mito. Como foi dito acima, o ideal é que a instalação seja feita sempre no telhado. Mas isso não quer dizer que é impossível colocar esse tipo de aparelho nas varandas ou mesmo no térreo. Isso é claro, apresenta alguns desafios. Em primeiro lugar, o espaço precisa ser grande o suficiente para colocar a placa, ou mais de uma se for o caso. Além disso, é preciso avaliar o tempo de sombreamento, que pode dificultar a incidência solar. Se essas características forem positivas, é uma opção válida.

Não vale a pena instalar painéis nas fachadas dos prédios?

Verdade. Enquanto esse sistema é muito comum na Europa, aqui no Brasil o sol fica muito mais a pino, portanto a incidência nesse tipo de placa seria muito menor. Isso, em combinação com os preços elevados do equipamento de fixação tornam essa opção inviável economicamente.

É possível integrar o sistema à decoração?

Verdade. Os prédios mais novos, no momento de sua construção, podem integrar os painéis como parte da sua arquitetura. Unindo a beleza e a sensação de modernidade com a praticidade e economia da energia solar.

A energia precisa ser gerada direto no prédio?

Mito. O Autoconsumo remoto é uma das vantagens do conjunto de normas estabelecido pela ANEEL. Ele diz que é possível usar terrenos remotos de uma propriedade para receber a instalação de equipamentos de energia solar. Mas, lembrando que, para a compensação dos créditos, ambos precisam pertencer ao mesmo CNPJ ou CPF.

Posso instalar o sistema na cobertura?

Verdade. Essa é mais uma vantagem de quem mora nesse tipo de apartamento. Na cobertura, geralmente existe um acesso ao telhado além de áreas que podem ser usadas para serem colocadas as placas.

Podemos ver que a energia solar em apartamentos não é só possível, mas é também bastante benéfica. Aproveite essa forma limpa e barata de obter eletricidade.

Deixe seu comentário.