ENERGIA SOLAR E MEIO AMBIENTE

O sol é uma fonte infinita de energia, ou seja, é uma forma de se obter eletricidade sem esgotar as fontes naturais. Além disso, a geração de energia solar não provoca poluição e não provoca nenhum dano ao meio ambiente, tornando o sol uma fonte de energia pura, renovável e sustentável. Para completar, essa é uma fonte de energia gratuita, que apenas possui gastos de instalação.


Energia solar e meio ambiente

 

O uso de combustíveis fósseis, como é o caso do petróleo, é bastante prejudicial ao meio ambiente. Ocorre a emissão de gases poluentes que prejudicam a atmosfera, além do fato de que esses recursos um dia serão esgotados. Já no caso das usinas hidrelétricas, além do elevado custo de operação, os danos à natureza são incontáveis, incluindo desmatamentos e inundações.

Dessa forma, é possível concluir que dentro de algum tempo a humanidade vai precisar recorrer à outra fonte de energia. Mas não é preciso esperar que os modelos atuais se esgotem, afinal, eles já se mostraram caros e prejudiciais ao meio ambiente. Diante disso, há décadas a busca por energias limpas e renováveis vem ganhando espaço.

E dentre as opções de energia renovável, o maior destaque vai para a energia solar. Os painéis solares podem ser instalados no telhado de construções já existentes, bastando apenas alguns ajustes. Assim, casas, indústrias e empresas podem optar por utilizar uma energia limpa e sustentável com pouco esforço e recebendo os incontáveis benefícios da energia solar.

Devido às suas vantagens, a energia solar tem potencial para ser a energia mais utilizada pela humanidade. E essa mudança deve ocorrer nas próximas décadas. É possível observar o crescimento desse formato de energia, que já gera emprego e oportunidades para quem se interessa pelo tema. No Brasil, o governo estabeleceu incentivos fiscais para o uso da energia solar e deve aprovar novas medidas de apoio à energia solar ao longo dos próximos anos.

A cada ano, o sol gera 10 mil vezes mais energia do que a humanidade utiliza. Ou seja, a energia solar é constante e ilimitada, basta ser aproveitada. Os painéis de captação da energia solar possuem apenas o custo de instalação e precisam de manutenção esporádica. Dessa forma, após a implementação do sistema, a energia solar é gratuita. Confira, a seguir, as principais vantagens de utilizar energia solar.

 

Principais vantagens da energia solar

 

- Custo benefício. Os únicos gastos são a instalação e a manutenção, que é menos frequente em comparação às outras fontes de energia
- A energia solar possui um baixo impacto ambiental
- Necessita de pouco espaço para instalação, se tornando acessível à qualquer construção
- É instalada de forma simples, alcançando locais remotos de uma forma simples e fácil, sem precisar de grandes alterações e obras demoradas
- Pode ser utilizada como fonte de eletricidade para toda a casa, além de fonte de aquecimento para a água
- Não faz barulho, nem cheiro, sendo imperceptível aos usuários
- É uma fonte de energia pura, infinita, renovável, ilimitada e sustentável

Deixe seu comentário.