Energia Solar, como dimensionar seu sistema.

Neste artigo, falarei dos princiais pontos para saber o tamanho do sistema de geração de energia solar necessário para sua casa.

Se quiser saber o tamanho ideal do sistema use nossa calculadora solar.

 

Tamano do Sistema

Para saber o tamanho do sistema que você precisa, é necessário saber o seu consumo mensal, para isso verifique na sua conta de energia elétrica qual o seu consumo mensal de energia. Geralmente a concessionária informa a sua média mensal na fatura. Prefira fazer o dimensionamento considerando seu consumo médio, pois o consumo e a geração de energia variam durante os meses do ano.

Para saber a sua média mensal, verifique o histórico na sua conta. Caso verifique que no futuro poderá aumentar o consumo, então já provisione sua geração de acordo com o consumo futuro.

Para calcular o tamanho do sistema utilize a seguinte fórmula, Sistema necessário = Consumo mensal / 30 / Horas de sola sua região.

Para saber a ensolação da sua região acesse: calculadora solar

Para usar a calculadora solare acesse: calculadora solar.

 

Qual inversor usar

A escolha do inversor se deve ao tamanho do seu sistema, então se seu conjunto de placas são de 10kWp, então seu inversor tem que uportar esses 10kW. Assim você deve escolher um inversor que atenda as caracteristicas da rede da sua residência, tamanho do seu sistema e se a concessionária permite instalar o sistema do porte necessário na rede que você tem na sua casa.

É importante linformar que os inversores  

Dependendo da situação, as vezes é necessário usar vários inversores na mesma instalação e em alguns casos até ampliar o padrão de entrada da residencia, mas isso é um assunto para um novo artigo.

A Escolha do inversor se deve primeiramente ao tipo de acesso de energia que você tem da concessionária, depois saber se a concessionária disponibiliza o acesso a rede para o seu tipo de acesso e tamanho do inversor.

Os inversores atualmente no mercado até o tamanho de 10kW são 220V monofásico, apartir deste tamanho existem as opções trifásico 220V e Trifásico 380V.

Caso o tamanho do seu sistema exceda a capacidade da rede da sua residência ou o minimo permitodo pela concessionária, então você deve pedir o aumento da sua capacidade para a concessionária, essa parte o seu engenheiro pode solicitar no projeto.

 

Espaço necessário

Para saber o espaço necessário, é necessário saber a potência do seu sistema e o modelo de placa que pretende usar.

Quantidade de Placas = Potência do sistema / potência da placa

Área ocupada pelas placas = Quantidade de Placas * área de cada placa ( a área da placa você obtem multiplicando o comprimento x a largura da placa)

 

Este artigo orienta de forma básica os principais aspectdos do dimensionamento do sistema. Existem outros fatores a considerar como perdas do sistema, oriêntação das placas solares, temperatura, sombreamento etc, caso tenha dúvidas deixe uma mensagem no comentário.

Em breve faremos outros artigos para tratar sobre orientação das placas no telhado.

Acesse: calculadora solar

Deixe seu comentário.
Comentários
26/01/2021 22:44
Gostaria de saber como fazer o cálculo do sistema para ter um reverso compatível.