Energia fotovoltaica é segura?

Energia fotovoltaica é segura?

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre a energia fotovoltaica e seus inúmeros benefícios. Além de ser uma fonte de energia renovável, trata-se também da mais limpa do mundo.

Mas existem ainda, nos dias de hoje, alguns mitos relacionados à energia fotovoltaica, sobretudo à sua segurança. Se você já andou se perguntando sobre se a energia fotovoltaica é, de fato, segura, esse texto foi feito especialmente para sanar suas dúvidas. Confira.

São inúmeros os benefícios oferecidos por um sistema solar fotovoltaico, desde relevantes economias financeiras ao final do mês, até independência energética e benefícios ambientais. Como todos esses fatores estão impulsionando cada vez mais a instalação de novos sistemas fotovoltaicos ao redor de todo o mundo, é imprescindível conhecer de forma mais aprofundada se esse sistema é realmente seguro.

De forma geral, os sistemas de energia solar fotovoltaica são confiáveis e seguros, pois não apresentam perigo algum, seja para as pessoas ou para os lugares onde foram instalados, desde que tenham sido projetados e instalados por bons profissionais da área, os quais tenham sido treinados para executar essa função.

1 - Incêndios

Uma das dúvidas mais frequentes em relação à segurança de sistemas fotovoltaicos é se eles podem causar incêndios. A resposta para essa indagação é NÃO. Se instalado de forma correta, o módulo fotovoltaico não provoca incêndios.

Os sistemas fotovoltaicos, em sua grande maioria, são submetidos a testes laboratoriais onde passam por diversos testes rigorosos. É só após essa etapa que eles recebem o certificado de segurança. O mesmo acontece com os inversores, que também passar por testes para assegurar a qualidade e a segurança da energia.

Sendo assim, os riscos de incêndio associados aos painéis fotovoltaicos não são maiores do que os de outros equipamentos elétricos. Nas raras vezes em que isso acontece, a causa foi a fiação defeituosa, isolamento insuficiente, entre outros, todos relacionados à instalação feita de forma inadequada.

Porém, o que pode acontecer é um aumento do perigo para as instalações elétricas da casa, sendo necessário escolher sistemas fotovoltaicos que ofereçam proteção contra as descargas atmosféricas diretas.

Sendo assim, um dos erros mais comuns que envolvem a segurança da energia fotovoltaica é o que diz respeito à instalação. Mais especificamente, quando um dispositivo de Corrente Alternada (CA) em um circuito de Corrente Contínua (CC), o que pode provocar um acúmulo de calor que, por sua vez, pode resultar em um incêndio, pois nessas condições o dispositivo de CA pode acabar derretendo.

2 – Descargas atmosféricas diretas

Outra dúvida bastante comum é em relação à proteção contra descargas atmosféricas, mais especificamente se uma casa que não possui proteção, ao receber um painel fotovoltaico, ficará mais exposta a esse tipo de perigo. A resposta para essa dúvida também é NÃO. Segundo apontam pesquisas, o risco de descargas atmosféricas não é aumentado pela instalação de sistemas fotovoltaicos.

Se a instalação do seu sistema fotovoltaico foi feita de forma correta, você pode ficar tranquilo. Não existem chances de incêndio, e as descargas atmosféricas diretas também não são aumentadas.

Deixe seu comentário.