Conhece a bicicleta movida a energia solar?

Conhece a bicicleta movida a energia solar?

Já faz alguns anos que engenheiros e inventores autônomos começaram a criar bicicletas movidas à energia solar. O dinamarquês Jesper Frausig, por exemplo, foi premiado por sua invenção que unia o famoso meio de transporte e uma fonte de energia renovável. Frausig ganhou o Index - Design to Improve Life 2015, um dos prêmios mais importantes na área de design e inovação para sustentabilidade.

Hoje é possível encontrar bicicletas já criadas com a tecnologia no mercado. A Organic Transit, uma empresa inovadora na área de veículos sustentáveis, criou o Elf, uma espécie de bicicleta-carro que se move a até 32 km por hora. Quando saiu, esse meio de transporte custava 4 mil dólares, e seus 100 primeiros modelos foram vendidos em apenas 3 dias.

Economia, saúde e sustentabilidade

Os defensores das bicicletas movidas a energia solar apontam para as diversas vantagens que teríamos se adotássemos de uma vez por todas o novo veículo. A primeira, evidentemente, é a economia. Se uma bicicleta já nos faz poupar dinheiro, um modelo com energia renovável diminuirá também os gastos com energia elétrica.

Não é preciso falar da vantagem de melhorar a saúde pedalando. Afinal, a bicicleta continua sendo um dos principais meios de emagrecer e manter a vida saudável. Mas os defensores do modelo apontam mesmo para os ganhos para o planeta. Com tantos ciclistas, o meio ambiente agradeceria se a bicicleta movida a energia solar fosse adotada.

Com base nessas três principais vantagens, inúmeras empresas estão investindo em projetos do tipo. Apesar de não haver nenhuma grande indústria com modelos prontos, empresas da área de sustentabilidade já criaram e comercializaram modelos com relativo sucesso. A tendência é que a procura e a oferta aumentem na medida em que bike renovável for conhecida.

Adaptações para sua bicicleta

Além das bicicletas já criadas à energia solar, existem sistemas que permitem você adaptar a sua. Na Itália, por exemplo, um grupo de designers criou um painel fotovoltaico que pode ser instalado em qualquer bike. A invenção chamada Weely gera energia limpa com ajuda das rodas. Os pequenos painéis solares são acoplados nos aros da bicicleta.

Na medida em que pedala, o ciclista manda a energia gerada diretamente para seus gadgets, como smartphone, iPod ou câmera digital. Basta conectar um cabo USB no dispositivo e ligá-lo ao Weely. Bicicletas elétricas podem, então, ser recarregadas sem a utilização de uma tomada.

Veículo do futuro?

Ainda é cedo para fazer uma projeção otimista para as bicicletas movidas à energia solar. Mas tendemos a crer que elas serão adotadas por uma parte da população em breve. Isso porque aumenta no mundo o número de ciclistas, e, por consequência, aumentará a divulgação desse novo modelo.

Para aqueles preocupados com o consequente aumento dos roubos, a energia solar também pode ajudar. Já foi desenvolvido um cadeado especial, que avisa você, via Wi-Fi, se sua bike está sendo roubada. O primeiro modelo falhou, devido à impossibilidade de recarregar rapidamente a bateria. Mas o seu substituto, o Skylock, mantém-se conectado ao seu smartphone graças à energia solar.

Deixe seu comentário.
Comentários
20/08/2018 11:39
Bem legal. Onde compro?