Como funciona

O que é a Energia Solar? 

A Energia solar é a energia proveniente da luz e do calor do Sol. É uma fonte de energia limpa (não gera nenhum gás nem resíduo), renovável (inesgotável) e sustentável. Além de não causar impacto na flora, fauna e na paisagem natural, esse sistema de energia não polui o ar, logo, não aumenta o aquecimento global.

O sistema de energia solar pode ser expandido, acrescentando-se mais coletores e fazendo ajustes nas instalações conforme a necessidade. Seu funcionamento é silencioso, sem movimento e sem odores. É de fácil instalação também em locais que não possuem acesso a outras fontes de energia.

Além de benefícios para o Meio Ambiente, o sistema de energia solar também traz benefícios econômicos, como o fato de não necessitar de nenhum combustível e a redução dos gastos na conta de luz. Depois de um curto período, que varia de acordo com a incidência solar no local, o investimento é recuperado. Assim que o investimento for recuperado, já que não se terá mais gastos, a energia solar é praticamente gratuita e irá durar o tempo que o sistema estiver ativo.

Assim, você poderá optar pelo sistema de energia solar que melhor lhe atenda, abaixo mais algumas informações.

Geração distribuída:

A Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012 estabelece um sistema de compensação de energia, onde proprietário de um pequeno gerador de fonte renovável não precisa consumir toda a energia produzida no momento da geração, uma vez que ela poderá ser injetada na rede. Nos meses seguintes, o consumidor receberá créditos em kWh na conta de luz referentes a esta eletricidade gerada e não consumida.

Em 2011, a Agência Internacional de Energia disse que "o desenvolvimento de tecnologias de fontes de energia solar acessíveis, inesgotáveis ​​e limpas terá enormes benefícios a longo prazo. Ele vai aumentar a segurança energética dos países através da dependência de um recurso endógeno, inesgotável e, principalmente, independente de importação, o que aumentará a sustentabilidade, reduzirá a poluição, reduzirá os custos de mitigação das mudanças climáticas e manterá os preços dos combustíveis fósseis mais baixos. Estas vantagens são globais. Sendo assim, entre os custos adicionais dos incentivos para a implantação precoce dessa tecnologia devem ser considerados investimentos em aprendizagem; que deve ser gasto com sabedoria e precisam ser amplamente compartilhados".

 

Como funciona?

A energia do sol é coletada pelos painéis fotovoltaicos (Onde os fótons contidos na luz solar são convertidos em energia elétrica, por meio do uso de células solares), os inversores convertem a energia gerada pelos painéis e controlam toda a operação do sistema e as baterias armazenam a energia para os momentos de queda do fornecimento. A energia da concessionária é utilizada automaticamente durante a noite ou em dias com pouca incidência solar.

Como Funciona a Energia Solar

 

Geração de energia solar para sistemas isolados - OFF Grid

Para locais onde não há atendimento da concessionária de energia elétrica, também é possíve e economicamente viável usar energia solar.
Para isso, serão necessárias baterias para armazenar a energia captada durante o dia para usar a noite.

Há ainda muitas opções para uso da energia solar no campo ou em locais isolados, como no bombeamento d'gua para animais e irrigação.