As placas solares fotovoltaicas funcionam com luz ou calor do sol?

As placas solares fotovoltaicas funcionam com luz ou calor do sol?

Que as placas solares funcionam com os raios solares, muita gente sabe, mas o que muitos não sabem é que existe diferença entre a forma de captar energia solar.

As placas solares, são divididas em dois tipos, um que aproveita o calor do sol e outro que aproveita a luz do sol.

Aproveitamento do calor

Os sistemas coletores que usam o calor para gerar energia são geralmente utilizados em grandes usinas, onde um liquído (geralmente óleo) é aquecido pelo calor do sol e transferido para geração de vapor e consequentemente energia elétrica.

também existem os coletores constituídos por placas ou tubos que usam o calor do sol apenas para aquecer a água para posterior uso em torneiras e chuveiros aquecidos.

Aproveitamento da Luz


As placas que fazem o aproveitamento da luz do sol, são conhecidas como painéis fotovoltaicos e ultimamente tem tomado conta de muitos telhados.

Os células que formam os módulos fotovoltaicos são sensibilizados pela luz do sol que é transformada diretamente em energia elétrica.

Geralmente são constituídos de silício, que tem a capacidade de ser sensibilizado pela luz, e gerando uma corrente elétrica.

Diferente do que muitos pensam, os módulos fotovoltaicos produzem mais energia quando a temperatura é mais baixa, logo os módulos solares gostam de luz e não de calor.

O calor alem de degradar os módulos, diminuem a captação.

O mundo perfeito para uma placa solar, e um dia frio com muito sol.

Em Cuiabá temos muita luz mas tamhém muito calor, é um local excelente para geração de energia solar, mas existem locais no brasil que são ainda melhores, como alguns estados do nordeste, onde além de muita luz tem clima favorável na maior parte do ano.

Quando for instalar seu sistema de energia solar, procure a energia total e faça seu orçamento:

vendas@energiatotal.com.br
(
65)3665-0858

Deixe seu comentário.