Últimas notícias do mercado solar no Brasil
Com o aumento no uso de energia solar no Brasil, é importante estar atualizado sobre as últimas notícias e tendências do setor.
Neste texto, vamos abordar as principais novidades do mercado de energia solar no Brasil, desde os recordes de geração até as mudanças regulatórias e os novos projetos em desenvolvimento. Acompanhe conosco e fique por dentro do que está acontecendo no mercado de energia solar do país.
Brasil entra no ranking dos dez maiores países com energia solar do mundo
O Brasil entrou no ranking dos dez países com maior capacidade instalada de energia solar fotovoltaica, ocupando a oitava posição, com 24 gigawatts (GW) de potência operacional solar em 2022.
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) informou que o país subiu cinco posições em relação a 2021, devido à adição de 10 GW de potência em 2022 e a mais de R$ 45,7 bilhões de investimentos no setor.
Atualmente, a energia solar é a segunda maior fonte na matriz elétrica nacional, com 26 GW em operação, mais de R$ 128,5 bilhões em investimentos e mais de 783,7 mil empregos acumulados desde 2012.
Aneel aprova regulamentação do marco legal da geração distribuída de energia
No que ficou conhecido como “Taxação do Sol", a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a regulamentação da lei 14.300, estabelecendo um marco legal para micro e minigeração distribuída de energia no Brasil. As regras abrangem procedimentos e conceitos técnicos, como cobranças pelo uso da rede de distribuição e prazos para conexão dos sistemas.
Entidades como a Absolar argumentam que essas regras impõem uma “tripla cobrança" aos usuários de micro e minigeração, prejudicando principalmente os pequenos consumidores e aumentando o tempo de retorno dos investimentos.
A Aneel, por sua vez, defende que não há dupla ou tripla cobrança, pois serão cobrados três componentes distintos. Atualmente, a geração distribuída soma 17 GW de potência no Brasil e é a principal propulsora da energia solar no país.
Brasil atinge recorde em geração de energia solar
O Brasil atingiu recorde na geração instantânea de energia solar fotovoltaica, com 6.044 MW gerados, representando 7,8% da demanda do Sistema Interligado Nacional (SIN), segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em dezembro de 2021, a fonte solar representava cerca de 3,6% do total da energia gerada, 6,6 GW.
A projeção é de que em dezembro de 2026 essa representação aumente para 6,7%, totalizando 13,9 GW. O recorde ocorre em meio a debates sobre a retomada do horário de verão, que poderia beneficiar setores econômicos, mas ainda depende de decisão do governo.
Invista em energia solar com a Energia Total
Se você busca uma equipe qualificada, atendimento personalizado e produtos de alta qualidade para investir no mercado da geração de energia solar, temos tudo o que você precisa para transformar sua relação com a energia e construir um futuro mais verde e sustentável.
Entre em contato com a Energia Total! Juntos, podemos contribuir para um futuro mais sustentável e promissor, gerando economia, independência energética e respeito ao meio ambiente.