Tipos de fonte sustentáveis

Combater a poluição e degradação do meio ambiente é uma preocupação que cada dia se aumenta, de modo que a utilização de fontes energéticas tradicionais, como a hidráulica, começam a ser repensadas e fontes alternativas, como a solar, são cada vez mais procuradas.
Neste texto você conhecerá os principais tipos de fontes sustentáveis que não prejudicam o meio ambiente, ao contrário das fontes tradicionais.
Por que o Brasil enfrenta uma crise energética?
Em geral, o Brasil é dependente da matriz hidrelétrica, que segundo dados do governo federal representa 82,9% de toda a energia produzida.
Apesar de ser, em tese, renovável, diante o ciclo da chuva, a escassez de água, muito comum em diversas regiões do país, faz que o custo da produção se torne mais caro, pois, as hidrelétricas são parciais ou totalmente paralisadas, sendo necessário acionar termoelétricas.
Dessa forma, o custo é repassado para o consumidor final.
Além disto sua produção traz prejuízo para a flora, fauna e populações locais que são afetadas pela barreira d’água. E em geral, o leito e curso naturais do rio são afetados.
Tipos de fontes sustentáveis
Existem diversos tipos de fontes energéticas sustentáveis e renováveis, que não prejudicam o meio ambiente.
Energia eólica
Segunda posição em toda a produção energética no país representando 8,6% da matriz elétrica, a energia é captada através de campos de grandes turbinas eólicas. Desta forma, produz energia através de grandes ventos a partir de um aerogerador.
Apesar de não emitir poluentes, possui impactos ambientais como: risco às aves locais e modificação da paisagem natural.
Biomassa
Trata-se de energia produzida a partir de matérias vegetais e orgânicas. De forma que é utilizado o gás e calores para a produção energética.
A principal fonte da biomassa são as florestas de eucalipto, que são conhecidas pelo rápido e fácil crescimento em diversos terrenos e condições climáticas.
Energia Geotérmica
A energia geotérmica é produzida a partir da água quente bombeada do núcleo da Terra, que é convertida em vapor para girar uma turbina acima do solo, que produz eletricidade pela conversão da energia mecânica.
É uma fonte energética que não produz resíduo ou queima de combustível fóssil.
Energia Ondomotriz
Derivada do movimento das ondas do mar, com grande aproveitamento energético é renovável e apresenta riscos mínimos ao meio ambiente. No entanto, possui exigências técnicas que a torna inviável na maioria das costas brasileiras.
Energia Solar
Produzida através da conversão de luz solar em energia elétrica a partir de painéis fotovoltaicos e conversores solares, não possui impactos significativos ao meio ambiente e é altamente renovável.
Apresenta a grande vantagens de ser versátil e de simples instalação e manutenção, podendo ser instalada tanto em empresas, residências e edifícios.
Sendo uma das únicas fontes alternativas viáveis para residências, a instalação de painéis solares é capaz de tornar uma casa independente da concessionária elétrica, o que reduz ou até elimina a conta de luz.
A sua energia produzida variará conforme a incidência solar, aumentando em regiões de clima quente e com poucas nuvens e chuvas.
Conheça mais sobre a energia solar. Fale conosco!