Saiba porque a energia solar é a energia do futuro

Saiba porque a energia solar é a energia do futuro

5 motivos que apontam: o futuro reside na energia solar.

Números comprovam que a energia solar é a energia do futuro. Confira.

Inúmeros fatores apontam que já estamos no futuro: robôs cada vez mais inteligentes e que executam tarefas humanas, construções totalmente automatizadas e a própria ‘Internet da Coisas’ são os melhores exemplos de que já imergimos numa nova era.

E, entre tantos acontecimentos, um vem mostrando porque o futuro é agora: a energia solar. Este tipo de sistema de geração de energia elétrica não é tão recente, mas nos últimos anos vem tomando espaço e, em detrimento dos modelos já convencionais – hidrelétricas e usinas – além de fontes renováveis – eólica – apenas cresce e se torna ainda mais atrativa. Abaixo listamos 5 motivos para apontar que a energia solar é a energia do futuro.

1. Sustentabilidade

Numa época em que pessoas e empresas buscam soluções sustentáveis para contribuir com o planeta, a energia solar dá uma ‘goleada’ nas formas tradicionais de geração elétrica. As hidrelétricas precisam de imensas áreas desocupadas e que posteriormente serão alagadas, comprometendo todo o entorno da região.

As usinas de carvão, por si só, poluem mais que muitas indústrias. E, em relação aos painéis eólicos, ela ocupa menos espaço, gera mais energia e tem uma durabilidade maior.

2. Custos

Pense que sua empresa decide utilizar a energia solar. Você precisará de painéis fotovoltaicos instalados, seja no telhado do empreendimento ou em um local destinado a isso. Pode parecer caro, mas a vida útil média de sistemas fotovoltaicos é de 25 anos.

Ou seja: durante um quarto de década você precisará apenas fazer manutenções básicas, pois sua energia continuará sendo gerada com a incidência solar. Desta forma, novas práticas e ferramentas vêm surgindo para baratear ainda mais a energia advinda da luz do sol.

3. Tecnologia

Como estamos falando do futuro, então não podemos esquecer que vários engenheiros já vêm testando painéis solares muito mais eficientes que as comercializadas atualmente. É de se imaginar que, em pouco tempo, menos placas de silício (componente do sistema) gerarão a mesma ou até mais energia que atualmente.

Desta forma, o planeta agradecerá ainda mais – assim como o seu bolso, que não arcará com as pesadas tarifas e ‘bandeiras’ das companhias de distribuição elétrica brasileira.

4. Números

Se ainda há dúvidas, talvez os números mostrem que estamos migrando para um futuro dominado pelos painéis solares: a projeção da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) para 2017 é de um crescimento de 325% em relação ao ano anterior na geração de energia – e isto em plena crise econômica.

Isto representa que, em um ano, 60 mil residências com até cinco pessoas poderiam receber a eletricidade gerada pelos painéis solares. Segundo outra estimativa, a tendência é que o Brasil se torne um dos cinco países que mais produz este tipo de energia até 2030.

5. Conhecimento

As pessoas deixaram de enfrentar a energia solar com olhar de ineditismo: hoje é possível encontrar, em várias cidades do país, painéis fotovoltaicos. As empresas, como a Energia Total, referência e com ampla experiência em energia solar, também contribuíram, visto que investir e fazer orçamentos são eficientes, além de inúmeras vantagens trazidas por essa forma sustentável, barata, tecnológica e que é respaldada pelos números.

Deixe seu comentário.