As maiores usinas solares do mundo
A energia solar é o futuro da produção energética. Diante suas inúmeras vantagens não é difícil entender que não é exagero dizer que a energia solar será cada vez uma tendência maior.
Limpa e sustentável, a energia solar permite que pessoas fiquem independentes da concessionária de luz, o que representa grande economia ou até mesmo eliminação da conta de luz.
Entenda mais como funciona as maiores usinas solares do mundo.
Como funciona a energia solar
A energia solar é a conversão da luz, através de painéis solares, em energia elétrica, um inversor solar é responsável por converter corrente alternada em corrente contínua, e assim a energia elétrica é distribuída para todo o sistema, alimentando lâmpadas e equipamentos eletrônicos.
Painéis solares também podem ser usados para aquecer água, sendo mais seguro do que aquecimento a gás, que pode causar acidentes graves.
De fácil instalação e manutenção barata a energia solar pode ser usada inclusive por empresas e pequenas residências.
Tipos de usinas solares
Usinas solares podem ser de dois tipos: fotovoltaica e termossolar.
Usinas fotovoltaica
Estas usinas trabalham com a conversão da luz solar em energia elétrica através de painéis solares. Desta forma, utilizam-se milhares de módulos, que pode ocupar vários hectares, para produzir uma grande quantidade de energia.
Usinas termossolares
Também conhecida como energia solar concentrada ou heliotérmica, gera energia elétrica através do aquecimento de líquidos para produzir vapor que movimentam turbinas, que transformam energia mecânica em elétrica.
As maiores usinas solares do mundo
A energia limpa é muito usada por todo o mundo, principalmente por países como China, Estados Unidos e Alemanha. Já o Brasil, ocupa a nona posição, no ranking dos países que mais produzem energia renovável, com capacidade total de 15 GW.
Existem usinas solares que produzem quantidades gigantescas de energia. Conheça algumas delas.
Bhadha Solar Park
Simplesmente a maior usina solar do mundo, com capacidade de 2.245 MW. Localizada no estado do Rajastão, na Índia, possui temperaturas muito altas e com muita incidência solar.
Iniciada sua construção em 2015 foi finalizada em 2020, sendo utilizado 10 milhões de painéis solares, ocupando uma área de mais de 5 mil hectares.
Huanghe Hydropower Golmud Solar Park
A segunda maior usina do mundo, localizada em Qinghai, uma província chinesa, fornecendo uma potência de 2.200 MW com quase 1.600 quilômetros de extensão com um custo total de US$ 2,31 bilhões.
Pavagada Solar Park (Shakti Sthala)
Localizada na cidade de Pavagada, ao sul da Índia, é a terceira maior usina do mundo, com potência de 2.050 MW. Construído entre 2017 e 2019 pretende neutralizar 578.631 toneladas de emissões de carbono por ano.
A usina possui área de 13 mil acres, o equivalente a 7 mil campos de futebol, e é distribuída em 5 aldeais da região.
Usina solar São Gonçalo
Localizada no Piauí, é a maior usina solar da América do Sul, possui capacidade de 475 MW, e reduz a emissão de 860 mil toneladas de CO² ao ano.
Interessado em energia solar? Entre em contato conosco!