Quanta energia um painel solar gera?
O Brasil é conhecido por ser um país abençoado pela natureza e contar com dias ensolarados durante todas as estações. Dessa forma, o território nacional é bastante propício para a geração de energia solar e essa é a aposta para o futuro, tanto para indústrias quanto para residências e comércios. Os longos períodos de seca acabam provando o aumento de taxas na conta de luz, além de períodos de racionamento em alguns estados.
Diante disso, a energia solar se mostra como uma alternativa segura. Afinal, a radiação solar é uma fonte inesgotável e ilimitada. Após o custo inicial com a instalação dos equipamentos, a energia solar não apresenta mais nenhum gasto adicional. Isso provoca uma economia de até 95% na conta de luz. Quem está pensando em aproveitar as vantagens da energia solar acaba encarando algumas dúvidas no começo do processo. Pensando nisso, esclarecemos a seguir alguns detalhes sobre a geração de energia solar.
Energia solar
A energia gerada pelos painéis solares depende de diversos fatores, como o tamanho do painel, sua eficiência e a quantidade de luz solar recebida. É preciso salientar que nem todos os raios de sol que atingem o painel solar podem ser convertidos em energia. Isso ocorre porque é preciso um cumprimento de onda específico. Além disso, a luz deve ser absorvida, sendo que a luz solar que é apenas refletida no painel não poderá ser transformada em eletricidade.
Dessa forma, os painéis solares contam com uma eficiência de absorção de menos de 20% de toda a luz solar recebida. Quanto maior for o período diário de pico de sol, maior será a energia convertida pelo painel. Ou seja, a capacidade do painel solar varia de acordo com as estações do ano por depender da duração dos dias.
A melhor forma de medir quanta energia um painel solar gera é medir a quantidade luz recebida ao meio dia, horário de maior índice de radiação solar. Além disso, é importante considerar o tamanho do painel. Esses dados variam de acordo com cada caso, cidade e estação do ano. Por isso, o resultado da equação é variável e não existe um número fixo que possa responder essa pergunta.
Para ter um ponto de referência, trabalha-se com uma média atual de 150 watts para um painel solar com 1 metro quadrado, multiplicando isso pela incidência solar diária é possível obter a geração diária por m². Para facilitar o cálculo é utilizada a medida Watt/pico, ou seja, qual a capacidade do painel nos melhores momentos de luz solar. Caso seja necessário ampliar a capacidade de captação de energia, basta instalar novos painéis solares, sem que seja necessário alterar mais nenhum fator na estrutura do imóvel além do serviço que já foi realizado na instalação inicial.
Algumas ferramentas podem auxiliar no cálculo do potencial de produção de energia solar do seu imóvel. Por meio de uma imagem de satélite é realizado um cálculo da área útil do telhado do imóvel escolhido. Assim, é possível saber qual o espaço disponível para a instalação dos painéis. Algumas ferramentas vão além e consideram a posição do sol ao longo do ano e a temperatura média da região para complementar o cálculo.