Qual o custo de manutenção do painel solar?

Qual o custo de manutenção do painel solar?

 

Quando se fala em energia solar fotovoltaica, a manutenção do sistema não será uma grande preocupação dos usuários ao longo da vida útil dos dispositivos. Estima-se que, em média, os consumidores irão gastar cerca de 0,5% do custo inicial do equipamento em manutenções anuais.

É um valor inexpressivo, quando consideramos toda a economia que o sistema fotovoltaico pode gerar para o seu orçamento. Contudo, para manter os equipamentos em funcionamento adequado é preciso tomar alguns cuidados preventivos.

Monitore seu aparelho

Um dos maiores cuidados que o usuário pode ter em relação aos painéis solares é acompanhar o desempenho do sistema através de um sistema de monitoramento. Se a performance dos módulos está regular, não há porque se preocupar.

Ainda assim, recomenda-se que seja feita a limpeza dos painéis solares em duas vezes por ano. A limpeza é simples, pois utiliza apenas água e uma esponja que não seja abrasiva.

Equipamentos de geração de energia solar fotovoltaica são fabricados com materiais de alta qualidade e com uma montagem de confiabilidade e durabilidade. Em alguns casos, os painéis solares podem funcionar com alta performance por 30 anos ou até mais. Por isso, diferentemente de geradores à combustível e outros meios de geração de energia, as manutenções não precisam ser frequentes e não custam quase nada.

A frequência da necessidade de limpezas irá depender de alguns fatores como, por exemplo, a quantidade de poeira, poluição, árvores e pássaros no local. Poeira e poluição criam uma fina camada de pó sobre o vidro dos painéis, que é retirada pelas chuvas, portanto, a limpeza com água e detergente servirá apenas para sujeiras mais pesadas e aderentes, como fezes de pássaros, por exemplo.

Para que a chuva possa fazer uma autolimpeza em seus painéis solares, é preciso que eles sejam instalados com uma pequena inclinação, de aproximadamente 10 graus. Assim, o impacto da água e o escorrimento levam a sujeira dali.

Para fazer a limpeza manual, manuseie os equipamentos com cuidado. Use água, detergente e uma esponja não abrasiva (sem a parte áspera). Esfregue com movimentos cuidadosos e regulares. Se a sujeira estiver muito colada ao vidro, continue esfregando que ela irá sair.

Nunca raspe a sujeira para fora, pois isso pode riscar e danificar o vidro do seu painel solar, comprometendo a absorção de luz e a geração de energia elétrica. Imperfeições na superfície do painel refletem e impedem que toda a luz chegue até as células fotovoltaicas.

Faça você mesmo a manutenção de seu sistema fotovoltaico apenas se estiver preparado para isso e seguir todas as normas de segurança necessárias. Em caso de dúvidas ou estar inapto para realizar a limpeza, contrate profissional especializado.

É muito raro, mas ainda pode acontecer de painéis apresentarem algum defeito físico por erro de fabricação ou por outros fatores. Nestes casos, vale consultar a garantia e a sua empresa de energia solar para saber como proceder.

Conheça os produtos e serviços da Energia Total. Acesse www.energiatotal.com.br

Deixe seu comentário.