Quais são as principais fontes de energia solar no brasil?

Quais são as principais fontes de energia solar no brasil?

No sistema de produção solar de energia, há duas modalidades de captação e transformação da energia solar em energia elétrica: a luz pode ser captada por um painel de placas de silício e transformada em energia elétrica (sistema fotovoltaico) ou por um sistema de espelhos que acompanham o deslocamento do Sol ao longo do dia, que a refletem para um coletor ou receptor, que transforma a radiação do Sol em energia térmica, que é transferida para um fluido (como óleo), para posteriormente ser transformada em energia elétrica (sistema heliotérmico).

Este último sistema depende de grande irradiação do Sol para produzir energia; o sistema fotovoltaico não tem essa necessidade. Neste texto, vamos falar sobre o sistema fotovoltaico de geração de energia solar, porque, apesar de existirem as usinas heliotérmicas, as usinas solares que atualmente estão funcionando ou sendo instaladas no Brasil com objetivo comercial operam pelo sistema fotovoltaico.

O que é usina solar?

Uma Usina de Energia Solar Fotovoltaica, ou simplesmente usina solar, ou mesmo parque ou fazenda solar, é uma área com capacidade para abrigar milhares ou mesmo milhões de placas solares (ou módulos fotovoltaicos) para geração de grandes quantidades de energia elétrica para ser comercializada.

O que difere uma usina de uma residência que produz sua própria energia são a quantidade objetivada e o sistema de distribuição. Numa usina, os painéis são montados no solo: ou diretamente na terra, ou sobre estruturas chamadas sistemas Solar-Tracker, que têm por função mantê-los sempre na melhor posição para captação da luz do Sol. Mas, apesar de garantirem uma boa quantia da matéria-prima, podem encarecer bastante a construção de uma usina solar.

A energia, que é gerada em Corrente Contínua (CC), passa pelos inversores, que a convertem na Corrente Alternada (CA), que é a energia que é consumida. Mas, como ela ainda vai ser distribuída pelos fios de alta-tensão, ela precisa passar por um transformador, que aumenta sua tensão de 380 volts para algo entre 13.800 volts a 230.000 volts.

Principais usinas solares do Brasil

Atualmente, existem no Brasil 44 usinas solares, que juntas produzem 23.761 kW (quilowatts) de energia, o que ainda não gera 1% de contribuição para a nossa matriz energética. Os estados que mais investiram em usinas solares são Amazonas, São Paulo, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia. Aqui estão algumas delas:

-Parque Solar Lapa: localizada em Bom Jesus da Lapa (BA), começou suas atividades em junho de 2017. Pode produzir até 80 MW (megawatts), o que pode abastecer até 50.000 residências.

-Usina Cidade Azul: localizada em Tubarão (SC), entrou em atividade em agosto de 2014. Capacidade de produção de 4 MW.

-Usina Solar de Tauá: localizada na cidade de Tauá (CE), foi a primeira usina a atuar comercialmente no Brasil, desde agosto de 2011. Produz 1 MW.

-Usina Solar Estádio do Mineirão: localizada em Belo Horizonte (MG), gera 1,42 MW (megawatt-pico, unidade de potência energética fotovoltaica).

-Usina Solar Noronha I e Usina Solar Noronha II: localizadas em Fernando de Noronha, produzem respectivamente 600 e 800 MWh (megawatt/hora) por ano.

Deixe seu comentário.