Pra onde vai a energia solar que sobra durante o dia.

Pra onde vai a energia solar que sobra durante o dia.

Uma dúvida recorrente para aqueles que desejam instalar energia solar é como a energia solar é armazenada.

 A Energia solar possuí várias aplicações, algumas usando a energia imediatamente durante a produção, ou armazenada em uma bateria ou algo semelhante para usar em momentos que não há sol.

Baterias

O Armazenamento em baterias, torna o sistema mais caro, com a vantagem de tornar o consumidor independente da concessionária.

Para saber mais consulte os artigos abaixo:

https://www.energiatotal.com.br/armazenamento-de-energia-solar-pode-se-tornar-uma-realidade

 

Créditos de energia

Por outro lado, existe uma solução eficaz e mais economicamente viável, que é o sistema de geração distribuída conectada a rede da concessionária, conhecida como GD ou GRID-TIE.

Quando a energia solar é produzida pelos painéis, ela é consumida imediatamente pelos equipamentos que estão ligados na residência ou empresa, a sobra que não foi consumida, é imediatamente enviada para a rede da concessionária e é utilizada por outros consumidores.

Essa sobra, é medida através de um medidor que mede nos dois sentidos, chamado bidirecional, o qual registra tanto a energia que está saindo quanto a energia que esta chegando da rede.

Toda a energia registrada pelo medidor é tratada como crédito de energia, assim como uma conta corrente. Em determinados momentos, adicionando créditos a conta em outros momentos retirando créditos da conta.

Como o sistema opera através de créditos de energia, é possível abater esses créditos em outra unidade consumidora dentro da mesma área de concessão, geralmente dentro do mesmo estado. Ex: Energia gerada na capital de Mato Grosso poderá ser abatida em qualquer unidade consumidora em cidades do interior do estado.

Um sistema de energia solar conectado a rede é dinâmico, hora a energia está saindo da residência para a rede da concessionária, ora está entrando energia da rede pública.

O Cliente que tem uma usina solar, ele se comporta como cliente e também como produtor de energia.

Durante o dia, ele é um produtor de energia, já durante a noite que não tem sol, ele se comporta como um consumidor, dependente da rede da concessionária para obter sua energia.

Em dias nublados, as placas reduzem a produção, então a energia que extra necessária entra automaticamente da rede da concessionária.

Tudo isso acontece de forma automática, sem intervenção do proprietário da usina de geração de energia solar, assim o sistema exige pouca manutenção que na maioria das vezes são apenas as limpezas períodicas.

Deixe seu comentário.