Importância da manutenção de painéis solares
É fato que os painéis de energia solar possuem uma vida útil de, aproximadamente, 25 anos. No entanto, para que se obtenha o melhor desempenho ao longo deste tempo, é necessário ter algumas precauções.
A conservação das placas solares, por exemplo, é um dos principais pontos nessa questão, pois minimiza os custos e evita que o equipamento demonstre eventuais falhas.
Isso pode ser feito a partir de uma limpeza, com o auxílio de uma equipe especializada, que também irá averiguar se a geração de energia está acontecendo conforme se espera, ou se apresenta algum tipo de alteração em sua potência.
Esse processo de conservação é feito a partir de uma manutenção periódica, cuja importância abordaremos nos tópicos a seguir.
Entendendo a importância da manutenção nos painéis solares
Ainda que os sistemas de geração de energia solar exijam pouca manutenção, quando instalados em casas e edifícios, manter esse cuidado ao longo do tempo é importante, pois as placas são expostas constantemente à poluição e poeira.
Esse problema acontece especialmente em regiões com bastante incidência de chuva, já que a água tende a trazer sujeiras que dificultam o processo de captação de energia solar dos painéis.
Dessa forma, o mais recomendado é que a checagem seja feita, ao menos, duas vezes por ano, a fim de avaliar se a manutenção precisa ser realizada ou não.
Saiba como é realizada a manutenção dos painéis solares
A manutenção das placas de energia solar são relativamente simples, porém periódicas, pois esse acompanhamento constante é o que faz a diferença ao promover o bom desempenho e o aumento da vida útil.
Existem três tipos de manutenções simples: a preditiva, a preventiva e a corretiva.
Na manutenção preditiva, observa-se se as placas possuem rachaduras ou alguma evidência de quebra no painel, na preventiva realiza-se a limpeza dos painéis solares, retirando qualquer camada de sujeira que possa vir a atrapalhar o processo de geração de energia.
E na corretiva, indica-se que a situação é mais crítica, portanto, ela é necessária no primeiro momento em que o usuário percebe alguma redução no desempenho do seu sistema fotovoltaico.
As três manutenções trazem benefícios, mas não é preciso pensar muito a respeito da necessidade de evitar que a situação fique crítica a ponto de necessitar de uma manutenção corretiva, certo?
Ao focar nas manutenções preditiva e preventiva, evita-se que problemas maiores aconteçam em longo prazo. Sendo assim, procure sempre realizar as checagens de acordo com o tempo determinado pela instaladora dos painéis.
Quem realiza a manutenção dos painéis solares?
Existem algumas pessoas que optam por realizar a manutenção por conta própria, no entanto, esse processo não é o mais recomendado.
Veja bem, para que a limpeza seja feita de forma correta, favorecendo a geração de energia solar, é importante que o procedimento seja realizado por um especialista, que saberá quais são os materiais e produtos adequados para a função.
Ao garantir que os equipamentos utilizados e o método de manutenção estejam corretos, garante-se, também, maior potência na captação dos painéis, além de favorecer a durabilidade dos módulos.
Com essa tarefa, a Energia Total pode te ajudar!
Sendo uma empresa altamente especializada em projeção e instalação de painéis de energia solar, a nossa equipe tem o que você precisa para garantir o bom funcionamento do seu equipamento.
Entre em contato conosco e faça um orçamento.