Diferenças entre placa, painel e módulo solar
Você já ouviu os termos placa solar, painel solar e módulo solar e não sabe qual a diferença entre eles? Fique tranquilo (a)!
Pode não parecer, mas essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que ainda não estão familiarizadas com o mundo da energia solar.
Se você quer entender a diferença entre esses termos, está no lugar certo. Neste artigo te explicaremos a (e se existe) diferença entre placa solar, painel solar e módulo solar.
Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
Afinal, existe diferença entre placa solar, painel solar e módulo solar?
A grande verdade acerca desse assunto é que os termos placa solar, painel solar e módulo solar significam a mesma coisa.
São apenas três formas diferentes de falar sobre o mesmo produto.
No entanto, o que se observa é que "placa" e "painel" são termos mais utilizados e, por conta disso, mais populares entre as pessoas. Em contrapartida, o termo "módulo" é mais usado entre os especialistas, ou seja, de maneira mais técnica.
Logo, não se preocupe, você pode usar as três palavras, afinal, todas estão corretas.
Mas não se assuste se você der de cara com o termo "sistema fotovoltaico", pois ele também está certo e é usado para se referir aos sistemas solares. Há quem fale "fotovoltaico" em referência ao processo que ele utiliza, que é captar a luz do sol para transformar em energia elétrica.
O que é um sistema fotovoltaico?
Os sistemas fotovoltaicos são painéis constituídos por células solares. Normalmente, são utilizadas de 36 a 72 células em um único sistema.
Essas células podem ser compostas, na maior parte das vezes, por silício e são usadas para captar a luz do sol e convertê-la em energia elétrica.
Desta forma, um sistema fotovoltaico de geração de energia solar necessita dos módulos para o seu correto funcionamento.
Quanto maior a instalação, mais células são necessárias.
Como os sistemas fotovoltaicos funcionam?
Os sistemas fotovoltaicos são responsáveis por captar a luz do sol e gerar energia elétrica. Este processo só é possível graças à existência de um equipamento chamado inversor solar.
Etapas do sistema fotovoltaico:
- Captação da luz solar
- Geração de energia elétrica
- Conversão de corrente contínua para corrente alternada, processo realizado pelo inversor solar
- A energia necessária para abastecer o imóvel é gerada
- A eletricidade é repassada aos eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e tomadas no geral
- A energia não utilizada é repassada a distribuidora
Onde comprar sistemas fotovoltaicos?
É necessária muita cautela com o processo utilizado para fabricar sistemas fotovoltaicos, pois a empresa deve garantir uma alta qualidade para os equipamentos.
Se você quer garantir a instalação dos melhores sistemas fotovoltaicos em Mato Grosso, o indicado é acessar o site da Energia Total.
Somos uma empresa especializada, a mais completa do estado e operamos com equipe própria. Está esperando o que? Entre em contato conosco!
Aproveite para economizar e ter em pouco tempo, todo o investimento de volta. Através de uma equipe completamente especializada, garantimos o melhor suporte, não só de atendimento, mas durante todo o processo.