Painel solar com defeito: Saiba o que fazer
Não é exagero dizer que a energia solar é a matriz energética do futuro. Isso porque ela possui muitos benefícios, não só para contribuir com um ambiente sustentável, mas para a diminuição de despesas com energia elétrica em residências e empresas.
A energia solar doméstica, em casas e pequenas empresas, só cresce, devido ao aumento da conta de luz a energia solar cresceu 53% ao ano em 2021.
Através de painéis solares a luz é convertida em energia elétrica, no entanto, o que fazer quando um painel quebra? Neste texto você encontrará a solução.
Acompanhe!
O que fazer quando um painel solar quebra?
A energia solar é mais barata se comparada com a energia da distribuidora. Isso porque o Brasil é dependente de hidroelétricas, e em momentos de escassez de chuva é necessário acionar termoelétricas, que são mais caras, refletindo assim em aumento na tarifa de luz.
Já quem possui painéis solares pode ficar independente da energia distribuidora, por gerar sua própria energia, ou ao menos obter um bom desconto. Até mesmo é possível vender o excedente como crédito de energia solar.
A quantidade de energia produzida dependerá das características do terreno e da quantidade de área disponível, bem como o nível de incidência de luz solar.
Ao contrário do que se pensa, a energia solar é de fácil instalação e barata manutenção, de forma que existem dos tipos de manutenção de painéis solares: preventiva, corretiva e preditiva.
Manutenção preventiva
Devido a ocorrência de poeira e sujeira bem como pelo desgaste natural é recomendado que se faça uma manutenção preventiva com certa frequência, de modo que problemas sejam evitados.
Com a manutenção preventiva também é possível obter o máximo de eficiência na geração de energia elétrica. Recomenda-se que se faça a limpeza de forma anual, e em lugares com pouco chuva e muita poeira de 6 em 6 meses.
Manutenção corretiva
No entanto, é possível, como qualquer outro equipamento eletrônico, que o painel solar apresente falha ou venha a quebrar. Portanto, a manutenção corretiva ocorre somente quando há falhas ou defeitos em algum componente do painel solar.
Também é necessária uma manutenção corretiva quando o proprietário percebe uma queda significativa de produção energética ou uma interrupção de seu funcionamento.
O ideal é sempre solicitar uma manutenção corretiva quando verificar algo estranho. Já a manutenção preditiva consiste no monitoramento da geração de energia, acompanhando possíveis quedas de produção e através de inspeção visual de equipamentos.
Como funciona a manutenção de painéis solares
A manutenção visa consertar problemas, como:
Oxidação;
Aterramento;
Sobreaquecimento;
Presença de umidade;
Danos com rompimentos.
Na manutenção também é feita a limpeza das placas fotovoltaicas, apenas com água e equipamentos não abrasivos, para evitar danificar os equipamentos.
Além disso, é verificado o isolamento de cabos, a versão do firmware, uma inspeção geral, entre outros.
Muito embora a limpeza das placas seja simples, devendo ser seguido o manual do equipamento, manutenções mais complexas devem ser feitas por profissionais.
O mais correto é contratar uma empresa especializada em manutenção de painéis solares.
Na Energia Total você encontra tudo o que você precisa sobre energia solar. Acesse para conhecer os nossos produtos!