Painéis fotovoltaicos: funcionamento simples. Conheça.
Energias renováveis estão cada vez mais ganhando destaque no Brasil e no mundo. Não apenas pela eficiência energética e por ser uma prática sustentável, mas também apresentada como uma opção mais barata em inúmeras ocasiões, ter painéis fotovoltaicos (ou solares) na própria residência, no comércio ou indústria e em condomínios solares, é uma ótima opção para inúmeros perfis.
Dentro disso, a Energia Total, especialista e referência quando se trata de energia solar, traz um artigo completo sobre como funcionam os painéis fotovoltaicos. Confira.
Um sistema simples
Muitos pensam que os painéis solares são complexos e onerosos. Muito pelo contrário: seu funcionamento é dinâmico e fácil, sendo ideal para inúmeras situações. Funciona da seguinte forma: as placas fotovoltaicas são feitas por inúmeras células compostas de materiais semicondutores – principalmente o silício, mas outros metais também são utilizados – que irão captar os raios solares.
Há uma reação física bastante simples: os fótons dos raios solares literalmente desprendem os elétrons dos painéis, o que irá gerar a energia elétrica que será distribuída por outros elementos presentes nas placas metálicas, como o inversor solar.
Para criar esta reação, é preciso combinar o silício com fósforo (carga positiva) e com o boro (carga negativa), que irá ajudar no processo de criação da energia elétrica que será distribuída para a casa ou empresa.
Para que haja eficiência, os painéis fotovoltaicos devem ser planos e contar com inúmeros outros materiais: um vidro temperado – estabilizado por uma moldura de alumínio – será colocado sobre o silício para proteger de materiais que possam danificar o painel (granizo é o melhor exemplo), bem como contribui para que partículas de pó e sujeira não fiquem acumuladas no local.
Também contam com uma caixa de junção (posta sob a base), um material conhecido como backsheet (que serve para proteger) e camadas de EVA (película encapsulante) embaixo e em cima do painel fotovoltaico.
Com essa base, onde um painel fotovoltaico é colocado ao lado do outro para gerar eficiência energética, é possível conseguir eletricidade através dos raios solares. A energia será repassada através da caixa de junção, conectada diretamente a cabos de corrente ao inversor solar que irá converter o que foi captado através do sol.
Simples, não? Pois é assim que funciona um painel fotovoltaico: através de elétrons que se desprendem do silício durante o dia e que são renovados toda vez que os fótons atingem as placas do material.
Desta forma, é possível manter um painel solar por até 25 anos, desde que cuidados como limpeza (quando necessário) e manutenção sejam realizados. Dependendo da quantidade de painéis fotovoltaicos a serem instalados, é possível ter energia para todas as funções da sua casa ou comércio e ainda ganhar créditos solares com o excesso produzido – isso sem contar que poderá distribuir com outras pessoas e minimizar os custos de instalação, manutenção e troca – tornando o sistema fotovoltaico uma das melhores e mais baratas formas de produzir energia elétrica.
Invista em energia renovável
Conhecendo o simples funcionamento e a reação que gera eletricidade, através do painel fotovoltaico, você pode investir em economia e ainda ajudar o planeta.
Por isso, conheça a Energia Total, que oferece inúmeros equipamentos e condições exclusivas para que você entenda, de forma efetiva e na prática, as vantagens da energia renovável através de painéis fotovoltaicos.