Os riscos de uma instalação de energia solar mal executada

Os riscos de uma instalação de energia solar mal executada

 

Com a popularização da energia solar no Brasil, começa a surgir no mercado muitas opções de equipamentos e serviços para geração de energia fotovoltaica, entre eles novas tecnologias que aproveitam melhor a energia solar.

Até agosto de 2019 são mais de 108.000 consumidores que estão economizando na conta de luz graças a energia solar.

O preço cobrado por uma instalação de energia solar ainda é uma barreira para a maioria dos 80 milhões de consumidores de energia elétrica no Brasil.

Toda via com a popularização, cresce também o número de empreendedores que se aventuram em um lugar ao sol. Neste meio, há muitos bons profissionais e outros nem tanto.

Assim, como o valor cobrado ainda é um entrave para muitos, alguns são tentados por preços e equipamentos que prometem milagres, oferecendo riscos ao patrimônio e a vida das pessoas.

Vamos listar aqui alguns riscos ao contratar uma empresa ou profissional não capacitado para a sua instalação.

 

  • 1 Choque elétrico

As placas solares, geram eletricidade, assim oferece risco de choque elétrico caso não sejam instalada adequadamente seguindo as boas práticas em instalações fotovoltaicas, podendo ser muito perigoso para quem não sabe o que esta fazendo ou para pessoas trabalham ou moram no local. Sendo a norma NR10 (Norma Regulamentadora) um requisito básico para um instalador fotovoltaico.

Um arranjo de 8 placas, pode fornecer cerca de 280 volts, o que pode ser fatal em caso de choque elétrico.

 

  •  2 Incêndio

Um painel solar de qualidade tem rigoroso padrão de qualidade, sendo produzido para durar mais de 25 anos, todavia o manuseio e instalação incorreta sem atentar para as proteções do sistema pode ocasionar incêndios de grandes proporções.

Todos os materiais empregados devem ser de ótima qualidade bem como a equipe que faz as instalações devem ter cuidado ao fazer as conexões afim de evitar pontos quentes, os quais oferecem grande risco de incêndio em uma instalação fotovoltaica, podendo no minimo inutilizar o sistema de energia solar e em casos mais graves incendiar o imóvel onde as placas estão instaladas, colocando inclusive a vida de pessoas em risco.

 

  •  3 Não gerar o prometido

Uma instalação ineficiente pode não atender a expectativa de geração, trazendo prejuízos financeiros para quem investiu em um sistema.

Assim, é importante conhecer a empresa que está propondo a instalação, sendo que para cada região e imóvel existe uma orientação ótima dos módulos fotovoltaicos, que caso não seja feito de forma correta pode gerar ineficiência na instalação e comprometer a geração.

A empresa ou instalador deve conhecer as características de radiação solar da região e ângulos corretos de inclinação e orientação.

  • 4 Danos ao telhado

A empresa instaladora deve se atentar aos esforços mecânicos exigidos pela instalação das placas.

Nem todo telhado vai suportar de forma satisfatória o peso das placas, podendo em colocar em risco a estrutura do telhado e provocar desabamento colocando em risco a vida de pessoas.

Há também o cuidado com possíveis danos ao caminhar sobre o telhado durante a instalação, sendo a principal causa de goteiras.

Também não podemos esquecer que a correta instalação e uso de materiais e ferramentas adequadas evitará perfurações incorretas no telhado evitando também as temidas goteiras.

Nosso conselho é que conheça a empresa que estará instalando seu sistema, consulte sobre instalações já realizadas.

Procure ainda saber onde a empresa esta estabelecida e faça uma visita ao local para ver se a empresa realmente existe e tem alvará de funcionamento.

Não coloque sua vida nem seu patrimônio em risco.

A Energia Total projeta e instala sistemas de energia solar, ligue e saiba mais (65) 3665-0858

Deixe seu comentário.