Desafios da regulação da energia solar no Brasil
O mercado da energia solar em todo o mundo é um dos que mais está se desenvolvendo por conta das novas soluções e tecnologias apresentadas neste setor, fazendo com que muitas pessoas tenham mais qualidade de vida.
Além disso, os sistemas de energia solar também aumentam a renda e os empregos, além de fazer com que as empresas tenham um diferencial competitivo no mercado.
Mas, assim como em todos os setores, também existem alguns desafios que envolvem a regulação da energia solar no Brasil, mesmo que essa seja uma excelente alternativa de gerar energia limpa e renovável.
Entenda mais a seguir:
Setor de energia solar no Brasil
O setor de energia solar passa por evoluções constantes, principalmente pela viabilidade das construções, dos veículos e também sobre o armazenamento através de baterias.
Esses sistemas sempre foram um grande desafio quando falamos sobre gerar energia, afinal, por muitos anos, esse armazenamento era feito em baterias de chumbo ácido, fazendo com que as regiões mais remotas tivessem acesso à energia elétrica.
O que acontece é que essas mesmas baterias não tinham um tempo de vida útil adequado, além de que suas manutenções eram recorrentes, dependendo do modelo.
Mas, com o passar dos anos, alguns programas foram criados, viabilizando a instalação de sistemas de energia solar off grid em locais mais remotos. Com isso, alguns problemas puderam ser sanados, como a distância da distribuidora de energia, as dificuldades de abastecer o local de forma contínua e outros.
Hoje em dia podemos observar que os equipamentos que fazem parte de um sistema de energia solar estão cada vez mais atuais, e mesmo que muitas pessoas não tenham acesso a eles, existem lugares mais afastados que são beneficiados com o sistema fotovoltaico com baterias.
Assim, além de ter acesso à eletricidade, também é possível que as pessoas tenham acesso à internet, aos médicos remotos e mais qualidade de vida.
Principais avanços da energia solar no país
Conforme a tecnologia avança, também é necessário que novas demandas sejam atendidas, principalmente através dos sistemas de energia solar. Por isso, para substituir as baterias de chumbo ácido, novas foram criadas.
Entre as maiores vantagens desses avanços podemos citar que essas baterias possuem uma densidade elétrica maior, além de terem um tempo de vida útil maior e também suportam descargas intensas.
Esses itens normalmente são vendidos por empresas que são regulamentadas, e possuem certificação para isso. É válido também que essas baterias não precisam de uma manutenção constante, como as de chumbo ácido, por exemplo.
Maiores desafios da regulação da energia solar no Brasil
Assim como em todos os setores, o mercado de energia solar também passa por grandes desafios, principalmente sobre a regulação do setor, fazendo com que a expansão no país não seja como a esperada.
Ainda faltam algumas normas e soluções voltadas para o armazenamento de energia em sistemas que são conectados à rede, por exemplo.
Mas, mesmo com esses desafios, é importante lembrar que o mercado de energia solar é muito promissor e traz diversos benefícios para os consumidores.
Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco!