Onde é usada a energia solar: conheça suas diversas aplicações

Onde é usada a energia solar: conheça suas diversas aplicações

A energia solar é uma fonte muito conhecida por seus benefícios do ponto de vista ambiental. Além de ser renovável, ela praticamente não gera poluentes para ser convertida em energia elétrica - o que é muito positivo, especialmente em um momento no qual a preocupação com a degradação ambiental é tão grande.

Mas a energia solar tem mais um benefício que a torna uma alternativa ainda melhor: a versatilidade. O que isso significa? Que ela tem muitas aplicações e é isso que você vai ver agora.

Aquecimento solar

Esse é um dos usos mais comuns desse tipo de energia, especialmente em ambientes residenciais. É quando a energia térmica do sol é utilizada para aquecer a água e torná-la apropriada para cozinhar ou tomar banho, por exemplo.

Dispositivos de geração

Nesse caso, são instalados dispositivos de geração autônomos, também chamados de autogeradores. São aparelhos que quando ficam expostos à luz e ao calor do sol têm a sua demanda de energia atendida. Existem postes que funcionam como autogeradores, mas a possibilidade não se limita a eles, há bombas elétricas, irrigadores e outros aparatos que funcionam de forma semelhante.

Nas telecomunicações

Para que você possa assistir televisão, por exemplo, também é possível que a energia solar esteja sendo utilizada, especialmente em áreas mais remotas. Os postes de sinal funcionam de forma semelhante aos autogeradores, sem que haja a necessidade de utilizar cabos elétricos.

Em campos repetidores de telefonia móvel, isso é bastante comum, assim como áreas florestais que exigem monitoramento via radar.

Usinas solares

Imagine uma grande área coberta por painéis fotovoltaicos: é mais ou menos assim que funciona uma usina solar. Quanto maior a quantidade de placas reunidas, maior é a tensão gerada e, por consequência, são disponibilizados níveis de energia também maiores, que cobrem uma área extensa.

Existe outro modelo de usina solar, a heliotérmica. Nesse caso, as diversas placas capturam o calor do sol, que por sua vez é empregado para movimentar turbinas. A energia cinética desse movimento é convertida em energia elétrica.

Na agropecuária

Nas propriedades rurais, a distância dos grandes centros urbanos poderia comprometer a disponibilidade de energia. Graças à energia solar, isso não precisa mais acontecer! Em alguns locais, as placas fotovoltaicas já são instaladas para fornecer energia para os sistemas de ordenha e arrefecimento de leite. Dependendo da necessidade, ela também pode servir para os irrigadores que abastecem as plantações de água.

Marketing verde

Aqui temos uma grande tendência de uso da energia solar para 2018: as empresas devem investir mais nessa fonte, independente do porte. Se a energia solar puder ser utilizada só para alimentar o sistema de ar-condicionado, a economia já é grande.

Mas economizar não é o principal objetivo nesse caso. Já é comprovado que as empresas que investem em alternativas para preservar a natureza têm a sua imagem pública valorizada. Isso significa mais parcerias e lucratividade.

E é claro, sem se esquecer da microgeração urbana, esse é o nome dado para o uso residencial da energia elétrica, quando o proprietário instala os painéis fotovoltaicos em casa para atender às demandas cotidianas.

Deixe seu comentário.