O que você precisa saber antes de comprar seu painel fotovoltaico

O que você precisa saber antes de comprar seu painel fotovoltaico

Instalação, preço, procedimento: veja o que analisar antes de adquirir os painéis solares de uma empresa.

Com o avanço iminente da energia solar em todo o país, mais pessoas e empresas vêm aderindo a este sistema sustentável e prático. Contudo, apenas instalar e esperar que os painéis fotovoltaicos gerem energia através dos raios solares pode ser uma armadilha, pois muitas empresas não dão todos os recursos necessários para que o sistema funcione durante décadas.

Por isso, a Energia Total, especialista em fontes energéticas renováveis, traz 6 coisas que você deve levar em consideração antes de contratar uma empresa de energia solar.

1. Experiência no setor

O sistema de geração fotovoltaico, assim como em qualquer outro segmento de mercado, precisa de profissionais habilitados e com experiência no assunto. Por isso, no momento de contratar uma empresa de energia solar, conheça mais sobre sua atuação na área: quem são seus clientes, há quanto tempo está no mercado e as certificações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

<>2. Orçamentos

É um caso comum: você precisa de determinado produto ou serviço, mas a empresa não dispõe de um orçamento para te auxiliar. No caso da energia solar, isso é primordial: contate organizações que apresentem quais serão os custos através de um orçamento detalhado. Desta forma, os imprevistos não acontecem e você terá garantia de que está contratando o serviço ideal.

3. Conheça os equipamentos

Ninguém compra o que não conhece (ou quase ninguém). Desta forma, analisar os painéis fotovoltaicos, se o inversor solar é integrado a dispositivos móveis e qual é a garantia do produto irão contribuir para escolher a empresa ideal. Principalmente na internet, busque aquelas organizações que demonstram, já no seu primeiro acesso, fotos dos modelos disponíveis. E, claro, certificação do Inmetro é sempre sinal de procedência.

4. Serviços prestados

Fique atento aos profissionais que irão prestar o serviço de atendimento presencial (ou, a vistoria técnica): se eles têm as noções exatas da angulação e posicionamento dos painéis fotovoltaicos; quais soluções apresentam para passar os cabos ligado ao inversor; e que não buscam executar o serviço diretamente sem a necessidade de consulta do proprietário ou da rede de distribuição elétrica – visto que alterações no sistema de energia precisarão ser feitas.

5. Relacionamento

Quando falamos de relacionamento não é apenas entre você e a empresa a ser contratada. Refere-se a forma como ela lida com a distribuidora de energia elétrica da região, com os clientes que já passaram pelo local e como se dá o atendimento pós-venda – este ponto é muito importante, pois demonstra a forma como a empresa dará respaldo técnico as suas necessidades posteriores.

6. Cuidado com o preço

Condições imperdíveis, resgate do investimento em meses, painéis fotovoltaicos e instalação abaixo dos valores de mercado. Estas características que parecem ser atrativas podem guardar uma futura dor de cabeça. Não deixe de avaliar o melhor preço, mas tenha em mente todas as condições acima descritas para não comprar ‘gato por lebre’ e ter que contratar uma nova empresa para fazer o serviço de instalação e manutenção da energia solar.

Invista em quem entende do assunto

Com um bom estudo e conhecimento do setor é possível encontrar a empresa ideal para a sua necessidade, sem contratempos futuros. A Energia Total é uma das referências, pois une preços atraentes, qualidade (e quantidade) nos seus produtos e uma equipe que está de prontidão para esclarecer suas dúvidas. Conheça, confira e comprove: com a Energia Total, a energia solar é energia para o seu dia-a-dia.

Deixe seu comentário.
Comentários
22/08/2019 16:54
boa tarde,  qual o preço de uma placa solar e uma bateria e um inversor  para uma geladeira???
qual o orçamento incluindo a instalação , fios etc....?
Aguardo orçamento, ok  gratidão pela atençao..corina