O que muda se as novas regras da ANEEL de taxar a energia solar forem aprovadas

O que muda se as novas regras da ANEEL de taxar a energia solar forem aprovadas

Muitas pessoas que investiram ou pensavam em investir em energia solar foram surpreendida com a abertura de uma consulta publica da ANEEL sobre energia solar.

A ANEEL alega taxar a energia solar devido ao crescente aumento de adesões ao sistema, e que isso aumenta o custo para os demais consumidores.

Até agora a análise só foi feita pela própria ANEEL, e que levou em conta apenas a parte financeira. Não levando em conta outros fatores e beneficios da energia solar principalmente o social, acreditamos que essa discussão deva ser mais aprofundada inclusive no congresso nacional, uma vez que influencia na vida de quase a totalidade da população pois todos dependem de energia elétrica.

Abaixo 10 beneficios da energia solar não considerados pela ANEEL:

  1. A Energia solar, além de postergar investimento em infra estrutura, ajuda o Brasil a cumprir seus compromissos ambientais.

  2. Permite diminuir a dependencia da ligação das usinas térmicas e custo extra com as bandeiras tarifárias.

  3. Um aumento no uso da energia solar, poderia até mesmo no tempo de estiagem, livrar os brasileiros que não tem o sistema de energia solar de pagar as bandeiras tarifárias para inibir o consumo, justificadas pela baixa no nível dos reservatórios, os quais poderiam ser usados para os períodos noturno enquanto a energia solar atende a demanda durante o dia.

    Aqui encontramos uma contradição, se o nivel dos reservatórios estão baixos, porque não usar a energia solar e livrar os brasileiros das flamigeradas bandeiras tarifárias.

  4. Até o momento, a energia solar distribuída conhecida como GD não representa nem 1% da energia consumida no pais, esta só engatinhado, e nem se quer arranha a geração convencional no país, por isso, acreditamos que o país necessite ainda mais de energia solar para ajudar o meio ambiente.

  5. A Energia solar tem gerado investimentos por milhares de empresários do setor, alguns grandes e pequenos na maioria, gerando milhares de empregos nas cidades de todo o Brasil, girando o comérico local de insumos e materiais elétricos para aplicação nas instalações das placas.

  6. A Energia Solar tem aumentado a demanda da industria nacional de perfis de aluminio, cabos elétricos, conectores, transportes e ainda dando mais competitividade ao empresário que investiu no sistema e esta produzindo de forma mais barata e competitiva ajudando o pais a sair da sua maior crise dos ultimos tempos.

  7. O Setor de serviços, como de instaladores, eletricistas, pedreiros, engenheiros, arquitetos, motoristas, entregadores e uma grande cadeia de novos empregos esta sendo criada e beneficiada, trazendo emprego e renda em todo o brasil, uma vez que a energia solar é descentralizada, diferente das grandes usinas que geram empregos geralmente apenas durante a contrução e em locais distantes dos centros urbanos.

  8. A Energia solar tem baixo impacto ambiental, não precisa desmtar uma vez que utiliza na sua maioria uma estrutura já existente como telhado.

  9. A Energia solar melhora a qualidade da rede elétrica local, uma vez que a energia é gerada e consumida nas proximidades, diminuindo a subtenção nas redes, gerando energia no momento de maior consumo que é durante o dia.

  10. A Energia solar evita apagões, ajudando o sistema elétrico nacional, principalmente no período de estiagem.
    Hoje se o pais crescer 5% não háverá energia suficiente, forçando a ligação das usinas térmicas e cobrando ainda mais nas bandeiras tarifárias, que mascaram o real preço da energia do conumidor na média anual.

    O Consumidor muitas das vezes nos talões de luz, visualiza apenas o valor do Kwh e as bandeiras são cobradas de forma diferente o que não fica claro quanto custa cada Kwh em média.

Os beneficios da energia solar, são muitos, e esses devem ser levados em conta.

Nossa proposta é que só se justifica a taxação da energia solar, o dia que o pais for completamente sustentável e o cidadão não tenha que pagar as bandeiras tarifárias e a energia subir apenas o equivalente a inflação, e ainda, as tarifas não serem oneradas pelos investimentos, pois quem deve fazer investimento é a prórpria concessionária com seus lucros assim como qualquer empresário no país. Afinal, quem tem que fazer investimento é quem vai lucrar com o investimento realizado.

Precisamos enteder que energia é uma concessão, sendo assim, tudo tem que ser feito pensando primeiramente no bem do cidadão, ou então remova a concessão e abra o mercado para que o consumidor compre sua energia de quem quiser, assim como é a internet hoje, livre e democrática, porém enquanto for de concessão do estado, que as regras sejam em beneficio do todo e não de alguns setores ou grandes corporações.

A energia é estratégica para um pais, logo tem que ser tratado com seriedade e pensando no bem comum, o cidadão não pode ser refem de concessionárias.

Os Consumidores residenciais, comerciais e industriais que consomem menos de 500kVA de capacidade instalada são chamados de "CATIVOS" o nome não é atoa, estamos em uma cativeiro, a taxação é de interesse de alguns grupos para que essa situação de cativeiro permaneça para que você e sua familia não possa gerar de forma sustentável a sua própria energia. A Energia solar sendo taxada de forma abusiva, desencoraja o investimento para gerar a própria energia e isso torna o cidadão mais ainda dependente dos aumentos constantes do preço da energia.

Nos ultimos 10 anos, a energia elétrica subiu mais que a inflação, o que justifica isso, se não a escasses energética de um país.

Pensamos que ainda é cedo para mudanças nas regras, queremos que as concessionárias obtenha recursos para a devida manutenção do sistema bem como o governo arrecade os impostos necessários, porém ainda é cedo para que a energia solar seja taxada de forma tão abrupta, pegando todos de surpresa, sem uma regra de transição suave, principalmente para os empresãrios do setor que fizeram investimentos e ainda estão pagando as obrigações pela entrada no negócio de energia solar.

Recomendamos que você que tem interesse em ser livre usando energia solar entre em contato com seu deputado ou senador, e cobre uma posição e uma discução mais aprofundada sobre o tema para que isso não seja feito a toque de caixa sem ser discutido exaustivamente com todos os setores interessados da sociedade.

Deixe seu comentário.