O que é geração compartilhada?

Um dos grandes benefícios que um sistema de energia solar traz para os consumidores é justamente a quantidade de possibilidades que oferece. Uma delas é a geração compartilhada, que permite que vários imóveis possam usar a energia vinda de um sistema.
A geração compartilhada de energia solar, na prática, faz com que toda a energia produzida de maneira excedente possa ser aproveitada, o que é vantajoso para os consumidores.
Se você deseja entender melhor sobre o assunto, confira as informações que trouxemos a seguir!
Geração compartilhada: o que é?
A geração compartilhada de energia solar é uma opção que possui como principal característica a junção de diversos consumidores, seja através de consórcio ou de cooperativa.
Essas pessoas se unem para arcar com os custos que envolvem a geração de energia juntos, e com isso, passam a usufruir dos benefícios que a unidade geradora oferece.
É válido lembrar que, a geração de energia acontece em um local diferente de onde as unidades consumidoras estão, como no caso de empresas, por exemplo, que se juntam para instalar um sistema em um determinado local e usar a energia produzida.
Essa energia é usada a partir dos créditos que são abatidos na conta de luz dos consumidores que participam dessa geração compartilhada.
Qual a maior vantagem dessa opção?
A geração compartilhada é uma das modalidades mais conhecidas, mas é válido lembrar que o custo inicial de instalação do sistema de energia solar não é barato, por conta da manutenção, das obras, dos equipamentos e da instalação.
Com isso, uma das grandes vantagens que a geração compartilhada de energia solar pode trazer é diminuir o valor, para que todas as pessoas envolvidas possam arcar com o custo e ainda assim usufruir da energia produzida.
Além disso, mais uma vantagem que podemos destacar sobre o uso de energia solar é usar uma fonte gratuita e inesgotável para gerar energia, que possibilita essa produção em quase todo o território do país.
Os consumidores passam a observar uma grande redução na conta de luz com a geração compartilhada, e isso sem precisar investir sozinho na instalação do sistema.
Existem riscos sobre essa geração?
Como destacamos, existem muitas vantagens e benefícios que podem ser observados a partir da geração compartilhada de energia solar, principalmente sobre a economia que envolve os custos de instalação e a redução na conta de luz.
Recentemente, um novo projeto de lei foi aprovado, onde o Marco Legal da Geração Própria de Energia teve novas regras estabelecidas, para que o setor seja ainda mais claro e transparente.
Esse marco legal possui objetivo de incentivar ainda mais o uso de energia renovável e limpa, oferecendo uma compensação pelo uso da rede de distribuição de energia e isenção das taxas que serão cobradas até o ano de 2045 para quem produz sua energia.
A geração compartilhada não conta com o marco legal, mas traz mais segurança para os consumidores através das mudanças.
Se você deseja investir em energia solar e não sabe por onde começar, acesse o site e entre em contato conosco!