O país que mais recebe irradiação solar

O país que mais recebe irradiação solar

Grande potência de geração de energia solar, o Brasil se destaca na frente sendo o país que mais recebe irradiação do sol durante todo o dia, com poucas derivações ao decorrer das estações do ano. Isto é, devido a sua proximidade da linha do equador, que possibilita que até mesmo no inverno haja luz solar em todo seu território. De acordo com Atlas Brasileiro de Energia Solar, o Brasil recebe durante todo o ano, mais de 3.000 horas de brilho de sol, correspondendo a uma incidência solar diária que vai de 4.500 a 6.300 Wh/m². Agora imagine só, a Alemanha que é um dos países que mais explora a energia fotovoltaica, recebe 40% menos irradiação solar em sua região de maior potencial se comparado a incidência brasileira. A energia solar tem crescido cada vez mais no Brasil colocando-o em nono lugar no ranking dos 10 maiores do mundo em produção de energia solar no ano de 2021, este levantamento é da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), com dados da International Energy Agency Photovoltaic Power Systems Programme (IEA PVPS). Ainda assim, na matriz energética brasileira, a energia solar hoje corresponde a 2,3%, recorrente da dominação por método hidrelétrico e termelétrico.

Tendo esse cenário, apesar do potencial brasileiro ter destaque mundial, hoje possui a matriz energética dominada por método hidrelétrico e termelétrico. Para auxiliar nesse crescimento precisamos de iniciativas e incentivos governamentais em conjunto com a participação da população, pois temos todas as condições precisas para ser não somente grandes, mas parte do topo de maiores produtores de energia solar do mundo e atuante na transformação energética e sustentável do planeta.

No Brasil

Todo o território brasileiro, possui altíssimo potencial para capitação de energia solar e a região nordeste é a que apresenta maior probabilidade devida sua proximidade da linha do equador. Seguidas em ordem decrescentes vem a região centro-oeste e sudeste, já a região norte e sul também são bem posicionadas, porém recebe o alcance da irradiação um pouco mais reduzidas por características geográficas e climáticas.

Essas incidências de irradiação, facilitam a exploração da energia solar fotovoltaica, que pode ser utilizada de diferentes formas e lugares. Esses sistemas podem ser instalados tanto para a finalidade de energia elétrica em uma residência na área urbana, como em uma na área rural utilizando baterias. Hoje na energia total, também fornecemos energia solar para bombeamento d’água, que seriam as bombas solares e sistemas solares para tocar uma bomba convencional trifásica.

Veja aqui 6 motivos para investir em energia solar

Energia Total sediada no Mato Grosso, fornece todos os processos necessários no serviço para você adquirir o seu sistema através do site. www.energiatotal.com.br

Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco agora mesmo! Temos uma equipe especializada pronta para lhe atender!

 

FacebookInstagramWhatsApp– Email

Deixe seu comentário.