O consumo sustentável em ascensão no país
Com maiores preocupações voltadas para a preservação do meio ambiente, o consumo sustentável anda sendo uma crescente no mundo, e até mesmo em nosso país.
A visão dos consumidores está cada vez mais apurada para isso, determinando que marcas e empresas que adotam soluções mais sustentáveis tenham uma maior aceitação e acabem na frente em relação à concorrência.
Mas o que exatamente é esse consumo sustentável? Neste artigo explicaremos melhor sobre isso.
Boa leitura!
Consumo sustentável: o que é?
Podemos compreender o consumo sustentável como diversas ações e reflexões que envolvem um consumo consciente de produtos, desde a sua aquisição até mesmo o momento de realizar o descarte.
Várias atitudes que fazemos diariamente podem causar impactos negativos ao meio ambiente, comprometendo o planeta para as futuras gerações. Pensando em evitar esses impactos, optar por escolhas que possam preservar a Terra é uma decisão que cabe a todos nós.
Mesmo que o consumo seja uma das principais formas das nações prosperarem, a sua realização sustentável deve ser adaptada, em especial da seguinte maneira:
Reduzindo a utilização dos recursos naturais nos meios de produção;
Garantindo condições dignas de emprego para as pessoas que trabalham nas cadeias de produção;
Tornando os produtos recicláveis ou reaproveitáveis;
Utilizando formas limpas e sustentáveis de energia.
A importância desse consumo no Brasil
O nosso país é completamente rico de recursos naturais, mas que são constantemente ameaçados pelos efeitos negativos do consumismo desenfreado. Isso é algo que grande maioria dos brasileiros aparentemente possui conhecimento, segundo pesquisa realizada no ano passado, pela Tetra Pak sobre o consumo de embalagens sustentáveis.
A pesquisa indicou que mais da metade dos brasileiros se preocupa com a comunicação clara das empresas sobre suas realizações ambientais, além de reconhecerem como importante as embalagens quando são produzidas com materiais recicláveis.
Mesmo com esse aumento de conscientização, esse processo ainda é crescente em nosso país, estando em uma fase de transição. Para as empresas, muitas vezes se tornar mais sustentável pode significar alterar toda a maneira de produção, algo que pode resultar em altos custos.
Uma das soluções mais implementadas nas indústrias está na adoção de fontes de energias que são limpas e renováveis, como a energia solar. Gerar energia solar além de apresentar diversos benefícios para uma empresa, ainda elimina grande parte da emissão de poluentes provenientes dos combustíveis fósseis, que danificam a atmosfera.
Como as empresas devem atuar?
Além de ações que incentivem a reciclagem e a adoção de uma energia limpa, as empresas devem possuir maior atenção nas etapas de extração, processamento e transformação de seus produtos, evitando práticas que possam ser destrutivas ao meio ambiente.
O reflorestamento é uma prática importante na reposição de recursos utilizados assim como a rotação de culturas, evitando o esgotamento do solo. Como mencionado anteriormente, se preocupar em produzir embalagens reutilizáveis ou recicláveis também é uma forma de contribuir para a prática sustentável. Com práticas como essa, além de possuir um posicionamento em defesa do meio ambiente, ainda é possível conscientizar os seus consumidores para o consumo sustentável e obter uma boa visibilidade para a marca.
Gostou do conteúdo? Não se esqueça de acompanhar o nosso blog para mais artigos como este!
A Energia Total oferece uma energia limpa e renovável. Entre em contato conosco!