O bombeamento de água utilizando energia solar
Para levar água até as pessoas, seja para o uso próprio, para plantações ou animais, é necessária uma rede elétrica. Porém nem sempre há uma rede elétrica próxima ou disponível.
Sendo assim, o bombeamento de água que utiliza energia solar foi desenvolvido pensando em pessoas que moram em locais remotos e precisam bombear água, seja para o abastecimento de pequenas populações ou irrigar plantações.
Outro ponto que traz relevância ao bombeamento de água pela energia solar é que ela auxilia na irrigação de plantações mesmo em tempos de estiagem, o que poderia comprometer o abastecimento de alimentos.
O equipamento é de fácil instalação, sendo possível levar o abastecimento a milhares de pessoas. Pessoas que vivem em lugares remotos que não tem acesso a água nem energia geralmente utilizam bombas movidas a diesel, que exigem uma manutenção constante e são poluentes.
O bombeamento de água utilizando o sistema solar não necessita de rede elétrica, baterias ou combustível, é de fácil instalação, com baixa manutenção e além de tudo é econômico. Tem um bom custo-benefício, baixo investimento inicial e um retorno rápido.
Vamos falar mais a fundo de como funciona o bombeamento que utiliza energia solar e quais suas vantagens.
Como funciona o bombeamento de água utilizando energia solar?
O painel de energia solar transforma a radiação solar diretamente em energia elétrica, alimentando a bomba de água, que geralmente seria abastecida pela rede elétrica ou gerador. Sendo assim, a bomba capta a água de algum corpo de água e abastece até o local desejado.
Existem dois tipos de sistemas principais que utilizam bombeamento de água via energia solar, sendo eles:
De superfície: onde as bombas ficam localizadas próximas à superfície da água, são econômicas e utilizadas geralmente para aplicações de baixa vazão de água, por terem limitação de altura.
Submersa: É instalada dentro da água, são resistentes, robustas e eficientes, com baixo custo de manutenção.
Quais as vantagens de se utilizar bombeamento de água usando energia solar?
Uma das grandes vantagens desse sistema é que não é usado diesel para o funcionamento, o que faz que seja mais econômico por não ter a necessidade do abastecimento com combustível. Isso também faz com que as bombas façam menos barulho, sendo assim mais silenciosas que as que utilizam diesel ou gasolina.
Elas também são extremamente eficientes, onde você pode bombear até 8 mil litros de água dependendo do equipamento, podendo aumentar a quantidade. A vida útil dessas bombas é de 25 a 30 anos, sendo que o retorno do investimento inicial dependendo do equipamento adquirido se dá em cerca de 5 anos.
Ela também exige pouca manutenção, por não exigir peças externas a serem trocadas, precisando apenas ser realizada a limpeza dos painéis solares, que é simples. Por não ser necessário estar conectado à rede elétrica para o bombeamento da água, isso faz com que esse sistema seja acessível para quem mora em zonas remotas.