Impactos da Energia Solar na Economia
Devido a inúmeras razões o Brasil enfrenta uma crise hídrica, a conta de luz só sobe, no entanto, a energia solar pode ser a solução para resolver a crise energética. Veja os impactos da energia solar para a economia.
A luz solar é uma fonte de energia limpa, sustentável e renovável, de modo que é uma alternativa mais viável que as fontes tradicionais
Conheça como a energia solar impacta a economia.
Por que a conta de luz está cara?
A conta de luz não para de subir, a cada mês o brasileiro sofre com reajuste e aplicações de bandeiras tarifárias. Mas por que a conta de luz está cada vez mais cara?
O Brasil é dependente da produção hidrelétrica, que forma 63,8% da matriz elétrica do país.
O grande problema disto é que quando ocorre em momentos de escassez de chuvas, o que é frequente, a produção energética é prejudicada, sendo necessário acionar usinas termoelétricas, que possuem custo de produção mais elevado.
Deste modo, a elevação do custo de produção da energia é repassada ao consumidor através de aplicação de bandeiras tarifárias, que aumentam significativamente o preço da luz.
Uma solução para abaixar, ou até reduzir totalmente, a conta de luz é investir em energia solar, que converte a luz solar em energia através do efeito fotovoltaico.
Confira o impacto da energia solar na economia.
As energias sustentáveis, em geral, são uma tendência no mercado energético, isto porque cresce-se a preocupação da população com a sustentabilidade, de modo que existe uma pressão social para um ambiente mais saudável.
De fácil instalação e manutenção barata, a energia solar pode ser produzida até mesmo em residências e empresas, possibilitando que você fique independente da distribuição da concessionária elétrica.
O Brasil está entre os 15 países que mais produzem energia solar, e segundo dados coletados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) as usinas solares cresceram 46,6% em 2021 e a geração distribuída fotovoltaica cresceu 230% ao ano desde 2020 no Brasil.
A energia solar produz 1,7% de toda a energia produzida no Brasil, sendo que 72,6% desta energia é produzida por painéis em residências, em 30 mil imóveis espalhados por todo o país, que juntos alcançam 4.460 MW.
A produção de energia fotovoltaica está localizada em todo o Brasil, principalmente em estados como Minas Gerais, Bahia e Ceará. Desta forma, colabora com a economia a reduzir a dependência das hidrelétricas e termoelétricas, bem como por trazer diminuição de impactos ambientais.
Para consumidores representa uma economia de gastos, pois, a produção energética por painéis solares possibilita que a conta de luz fique mais baixa ou em alguns até gera total independência da distribuição da rede.
A produção de energia solar, principalmente em relação às usinas solares, gera oportunidades e empregos em vários setores, especialmente o tecnológico, pois, é necessário mão de obra especializada para a instalação e manutenção dos painéis solares.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco.