Impacto que a energia solar tem no seu bolso!
Pelo Brasil ser um país tropical, temos um grande potencial para estabelecer um plano de energia solar, por conta da grande incidência de raios solares. Além de ser uma fonte de energia sustentável, ela é um dos investimentos mais seguros a serem feitos no mercado.
No uso residencial, a energia solar pode trazer uma economia de até 95% na conta de luz, e para pequenos comércios ou até grandes empresas, pode ser um investimento econômico, ambiental e até mesmo de marketing, pois gera uma valorização do seu negócio.
Outro benefício da energia solar é seu longo tempo de vida útil, que chega a ser superior a 20 anos. É um investimento que gera economia na conta de luz, a valorização do imóvel instalado, e demanda baixa manutenção, sendo assim capaz de não só pagar o próprio custo da instalação e aquisição, mas também gerar rentabilidade.
Vamos falar um pouco mais a fundo sobre os benefícios de instalar energia solar, e como ela é um bom investimento financeiro.
Benefícios da energia solar
Como todo mundo já sabe, a energia solar é completamente sustentável, diferente do sistema hídrico, que é usado pelas redes de distribuição de energia. Porém, ainda existem algumas dúvidas sobre o sistema de energia solar e os benefícios dela.
Uma coisa que muita gente não sabe é que ao instalar energia solar a residência ainda estará ligada a rede de energia da distribuidora, para ter a segurança que o abastecimento seja contínuo. Mesmo em dias nublados, os painéis de energia solar ainda recebem incidência de raios solares, sendo capaz de produzir energia mesmo assim, apenas dependendo da rede elétrica de noite na maior parte do tempo.
A vida útil de um painel solar é de no mínimo 25 anos, com garantia de fábrica de 5 a 10 anos. É garantido 80% de eficiência dos painéis nos primeiros 25 anos. Apesar de ser necessário fazer manutenções dos painéis, essas manutenções costumam ser relativamente simples e não tem custos muito altos, geralmente requerendo apenas a limpeza das placas, que podem ser feitas com uma vassoura e água, e a revisão do sistema elétrico anualmente.
Em relação à sustentabilidade, se estima que uma casa que possui o consumo típico de R$144 por mês, evita a emissão de aproximadamente 1.300kg de CO2 na atmosfera ao utilizar energia solar, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco).
Impacto que a energia solar tem no seu bolso
Após a instalação da energia solar, existem duas formas de consumo, o auto consumo inicial, onde a energia instalada é consumida pela própria residência, e casos onde a produção de energia é maior que o uso do local, onde esse excedente gera créditos na sua conta de luz que poderão ser usados em até cinco anos. Outra vantagem da instalação da energia solar é o consumidor não estar sujeito às variações das bandeiras tarifárias.
Um exemplo disso é se durante o dia toda a energia que os painéis estiverem gerando não for usada, esse excedente é convertido em créditos, então durante a noite ou em momentos que não haja geração de energia esses créditos podem ser usados para abater o valor na conta de luz.
Dito isso, é estimado que o investimento inicial ao adquirir painéis de energia solar seja recuperado em cerca de 3 a 5 anos após a instalação, então o dinheiro que foi gasto com a aquisição e instalação é recuperado apenas com a economia de energia. Após esse período você ainda terá no mínimo 20 anos de lucro ao gerar sua própria energia.
Os sistemas solares são considerados uma aplicação de baixo risco, por depender apenas de condições climáticas, que podem ser previstas com base em médias históricas, não sofrendo assim variáveis desconhecidas. Tem um retorno rápido de investimento e a valorização de imóveis com energia solar é de 3% a 6%.
Esses são alguns dos fatores financeiros em relação a energia solar, sendo assim um ótimo investimento, com cada vez mais tendência a ser adquirido. Caso tenha alguma dúvida sobre o sistema de energia solar ou queira adquirir entre em contato conosco!