Funções do Controlador de Carga
Dentro de um sistema de energia solar existem muitos equipamentos que são importantes, principalmente para manter o bom funcionamento desse sistema, permitindo que a energia captada e utilizada seja a mais eficiente possível.
Dentre esses equipamentos, podemos citar o controlador de carga, que possui a função de controlar a corrente elétrica e a tensão que os painéis solares oferecem para a bateria do sistema.
O controlador de carga possui muitas funções dentro do sistema de energia solar, e é o responsável por aumentar o tempo de vida útil da bateria, por exemplo.
Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe mais informações a seguir!
Controlador de carga: o que significa?
O controlador de carga, como dissemos anteriormente, é um dos equipamentos mais importantes dentro de um sistema de energia solar off grid, ou seja, o sistema que não depende da rede de concessionária de energia, sendo autônomo.
Isso porque, esse controlador é o responsável por garantir o tempo de vida útil da bateria do sistema, protegendo contra os efeitos de descargas ou sobrecarga que podem sofrer. Além disso, também faz com que o armazenamento seja eficiente, evitando perdas de energia.
Como esse equipamento funciona?
O controlador de carga funciona a partir da intermediação que faz entre a bateria e os painéis solares do sistema, fazendo com que o processo de armazenar a bateria no sistema off grid seja otimizado.
Funções do controlador de carga
O controlador de carga possui muitas funções importantes dentro do sistema, como preservar a bateria e o seu funcionamento através da corrente de alimentação. Esse equipamento também consegue saber quando a bateria do sistema está fraca.
Além disso, o controlador de carga também mede a pressão e a temperatura do sistema, evitando quadros de superaquecimento, por exemplo, e possíveis acidentes. Isso porque, ele verifica o estado em que a carga da bateria se encontra.
Outra função do controlador de carga é otimizar o carregamento da bateria, evitando o descarregamento e também limita a velocidade desse processo. Dessa forma, a bateria fica mais protegida contra sobrecargas, aumentando o seu tempo de vida útil.
O controlador de carga também é o responsável por medir a temperatura através de um sensor, e nos casos de emergência, como em superaquecimento ou carga fria, ele automaticamente desliga o sistema.
Em situações emergenciais, como no vazamento de gás, por exemplo, o controlador consegue medir a pressão, desligando também o sistema para evitar acidentes.
Quais os tipos existentes?
Existem dois tipos de controladores de carga que são considerados principais, que são os em série e os paralelos.
O controlador de carga paralelo vem da corrente dos módulos do sistema direto para a carga dissipativa, fazendo com que haja carga máxima. Já os controladores de carga em série interrompem a corrente conforme a sua tensão assim que chegam na bateria.
Outro detalhe importante sobre a diferença destes controladores é que os em série podem ser instalados em locais fechados porque não transmitem calor, além de serem aplicados em diferentes sistemas, desde os maiores até os menores.
Já os controladores paralelos ficam aquecidos, e sua capacidade é menor, sendo ideal para os sistemas menores.
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o site e fique por dentro! ou entre em contato conosco!