Financiamento solar: entenda como funciona
A energia solar sempre chamou a atenção da população, no entanto, boa parte dela não possuía o montante necessário para realizar esse investimento. As placas solares tem um custo considerável, por isso, até algum tempo atrás a energia solar não era realidade para boa parte da população.
Pensando em formas de democratizar a energia solar, o governo federal e as instituições privadas, começaram a conceder uma linha de crédito para o financiamento de todo o sistema de energia solar. Sim, aquele mesmo utilizado para comprar carros e motos. As condições são bem semelhantes e nós vamos te explicar melhor a seguir!
Quem pode financiar o sistema de energia solar?
Para ter acesso ao financiamento, é preciso passar por todo o processo de análise de crédito. A instituição realiza uma rápida análise para entender se a pessoa interessada conseguirá arcar com as prestações do financiamento. Além disso, também é realizada uma busca para identificar se a pessoa possui dívidas pendentes.
Como funciona o parcelamento?
A resposta para essa pergunta, depende do resultado do primeiro ponto que citamos, a análise de crédito, hoje a Energia Total conta com linhas possíveis em financiar em até 84x vezes com até 120 dias para começar a pagar.
Qual o valor do financiamento solar?
Não existe uma resposta exata para essa pergunta, pois, tudo varia de acordo com o sistema e a estrutura que você pretende construir em sua casa/empresa. No entanto, algumas empresas estipulam um valor mínimo para prosseguir com o financiamento.
Quanto tempo demora até ter um retorno do investimento realizado?
Essa é uma dúvida frequente, afinal, é realizado um investimento considerável para se ter acesso à energia solar. O payback que é o retorno do investimento é em uma média de 5 anos, o que é muito rápido já que os painéis solares tem garantia de gerar em maiores potencias durante 25 anos. A boa notícia é que logo no mês seguinte a implantação do sistema, já é possível ter uma economia substancial na conta de energia.
O valor que você gastaria para pagar a conta de energia, poderá facilmente ser utilizado para pagar a parcela do financiamento. Além do mais, os benefícios desse sistema são duradouros. Pois, mesmo após o fim do financiamento, você continuará a utilizar a energia solar.
Quais bancos e instituições realizam esse tipo de financiamento?
Não precisa se preocupar com isso, pois opções não vão faltar! Os bancos mais populares e conhecidos pelos brasileiros já realizam esse tipo de financiamento. Alguns deles são: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Santander. Além desses, outras instituições privadas também oferecem crédito para o financiamento solar.
O ideal é que você pesquisa as condições de cada um e análise bem todas as propostas para entender qual o mais benéfico para o seu caso!
Agora que você já sabe como funciona o financiamento solar, que tal já começar a dar uma olhada nos equipamentos necessários para construir seu sistema solar? Clique aqui e acesse nosso portfólio agora mesmo! Com certeza, esse é um investimento do qual você não vai se arrepender.
Gostou do conteúdo e quer continuar a ler sobre o assunto? Então você vai gostar de conferir: Energia solar nas habitações populares