Existe diferença entre os painéis solares?
Quando falamos sobre investir em sistemas de energia solar, muitas pessoas ainda não sabem que existem diferentes painéis solares e cada um conta com especificações diferentes.
Essas diferenças podem afetar não só a eficiência do sistema de energia solar, mas também o preço final do investimento. Se você quer entender um mais sobre isso, confira a seguir:
O que são painéis solares?
Painéis solares são aqueles equipamentos que captam a energia solar. Eles são utilizados para converter toda a luz do sol em energia elétrica. Isso é possível por conta das células fotovoltaicas.
Os painéis solares também são responsáveis por captar a energia solar e fazer com que eletricidade seja gerada para a residência, empresa ou comércio.
O sistema de energia solar é uma excelente opção de energia renovável e limpa, pois os painéis solares captam a energia solar para transformá-la em energia elétrica. Essa energia pode ser utilizada em diversos segmentos independente do tamanho do local.
A manutenção dos painéis solares é bem baixa, o que traz ainda mais benefícios para escolhê-los para o seu projeto. Eles duram anos e não prejudicam o meio ambiente, também podem ser utilizados para aquecer a água.
Diferença entre os tipos de painéis solares
Como dissemos, existem diferentes tipos de painéis solares que compõem um sistema de energia solar, e a seguir você vai entender as principais diferenças entre eles:
Painel de silício monocristalino
Essa tecnologia é a mais antiga, mas ainda assim é a mais eficiente. Os painéis de silício monocristalino são reconhecidos quando você os olha de perto. Eles têm uma cor que indica a pureza do silício e os cantos mais arredondados.
São feitos a partir de um cristal de silício, que depois formam lâminas individuais e são transformadas em células fotovoltaicas.
Painel de silício policristalino
Os primeiros tipos de painéis feitos de silício policristalino foram produzidos em 1981. A principal diferença entre os dois tipos é o método que é utilizado na fundação dos cristais do painel.
No policristalino, o silício é fundido como um bloco, onde os cristais múltiplos são preservados. Feito isso, são cerrados e ficam no formato quadrado e fatiados depois. Esse modelo é o mais simples de ser produzido.
Eles têm um bom desempenho quanto os painéis solares do sistema de energia solar do monocristalino, mas as células fotovoltaicas são menos eficientes.
Painel de silício amorfo
A produção de energia elétrica através da energia solar nesse tipo de painel é um pouco mais baixa do que as outras, porque as células solares de silício amorfo eram utilizadas apenas para pequenas produções, como calculadoras, por exemplo.
Com isso, a partir do avanço das tecnologias, os painéis solares de silício amorfo agora são utilizados em larga escala. A técnica utilizada é chamada de empilhamento, onde diversas camadas são combinadas, aumentando a eficiência desses painéis.
Agora que você entendeu que existem diferenças entre os painéis solares de um sistema de energia solar, escolha aquele que mais atende as necessidades do seu local de utilização para ter um bom desempenho e eficiência.
A energia total energia solar é referência no ramo e tem uma equipe especializada em energia solar pronta para lhe atender. Entre em contato conosco!