Estruturas e Suportes de Fixação Painel Solar

O sistema de encaixes da estrutura de fixação
 

As estruturas de sustentação dos painéis solares, são de extrema importância para a segurança e durabilidade do sistema de energia solar fotovoltaica.

O suporte tem a função de sustentar os painéis solares sobre o telhado ou em solo, de forma que os painéis permaneçam firmes, evitando queda ou torções na estrutura. Os suportes além de sustentar os painéis devem ser fortes o suficiente para suportar os ventos da região onde serão instalados, utilizando um coeficiente de segurança. Assim a devida fixação evita que módulos e estruturas tenham uma torção e com o tempo se soltar acarretando sérios prejuízos e risco a segurança das pessoas e ao patrimônio do proprietário pessoal e de terceiros.

 É importante ainda avaliar a qualidade do material utilizado, pois alguns metais expostos ao tempo, sol, chuva e poluição, terão um desgaste acelerado, por meio da oxidação ou ainda desgaste devido a fixação incorreta para o tipo de material. Vale lembrar que os suportes de fixação estão expostos a toda intempérie como frio, calor, chuva, ventos, poluição entre outros. 

As estruturas mais recomendadas são as de alumínio anodizado, o qual garante resistência, e leveza, facilitando a instalação, garantindo segurança e uma menor carga de peso ao telhado. 

Além dos itens abordados acima, é importante destacar a escolha correta do suporte para o tipo de telha, afim de evitar goteiras ou barulho devido a fixação ineficiente para o tipo de telha, um suporte que não seja feito para o tipo de telha com certeza acarretará problemas a curto e médio prazo.  

Na elaboração do projeto todos estes quesitos devem que ser observado de forma criteriosa, pois todo o investimento pode ser perdido em um curto espaço de tempo devido a escolha incorreta do suporte. Cabe ainda ao profissional ou empresa instaladora, seguir as melhores práticas bem como as normas vigentes, as vezes é melhor gastar um pouco mais em uma estrutura de qualidade do que correr o risco de ver seu projeto voando por aí. 

Para terminar, as estruturas devem ter vida útil equivalente à dos painéis solares, uma vez que todos estes equipamentos formarão um sistema, não sendo interessante remover todos os painéis para reparos ou substituição da estrutura em um tempo tão curto devido à baixa qualidade do suporte quando a vida útil de um sistema fotovoltaico é de 30 anos. Assim acreditamos ser mais vantajoso ter toda a estrutura com a vida útil equivalente e mais longa possível.

A Energia Total se preocupa com todos os itens abordados acima, garantindo a eficiência e segurança das suas instalações.
 
Deixe seu comentário.