Entenda como funciona a energia solar no frio
Todas as pessoas que consideram investir em energia solar se questionam a respeito do funcionamento desta durante os meses de inverno. Neste período, o sol é menos intenso e frequente, de modo que a preocupação possui esses aspectos como base.
Entretanto, a dúvida em questão possui uma solução simples. Ela será explicada em maiores detalhes ao longo do artigo, que vai esclarecer como os sistemas fotovoltaicos se mantêm abastecidos durante o inverno.
Veja mais sobre isso a seguir!
Como funcionam as placas de energia solar fotovoltaica?
Para compreender como a energia solar funciona durante os meses de inverno, primeiramente, é importante saber alguns detalhes a respeito do funcionamento dos painéis solares fotovoltaicos.
É interessante destacar que estas placas possuem várias células distintas. Cada uma delas é composta por duas camadas de silício, sendo a mais fina carregada negativamente. Desse modo, quando ela é atingida pela radiação solar, os seus elétrons são transferidos para a camada mais grossa, o que gera a energia.
Como funciona a energia solar no frio?
Diante disso, a interferência do frio é quase nula. Isso acontece porque a radiação solar existe durante os meses de inverno e também se faz presente nos dias de tempo nublado.
Desse modo, assim com os demais equipamentos eletrônicos, as placas de energia solar funcionam melhor em temperaturas mais amenas. Logo, não existe qualquer tipo de perda de geração durante o inverno. Entretanto, é válido observar algumas questões a respeito deste período.
A primeira delas está ligada à duração mais curta dos dias durante esta estação. Assim, a angulação do sol passa por uma diminuição, o que faz com que menos energia fotovoltaica seja gerada durante o frio.
Essa questão, porém, não chega a se tornar um problema. A equipe responsável pela instalação do sistema precisa elaborar um projeto que seja capaz de contornar este cenário e que leve em conta as questões descritas.
Qual a diferença entre energia solar fotovoltaica e térmica?
É importante destacar que boa parte da confusão ligada à geração de energia fotovoltaica durante o frio está ligada a ideia de que este modelo e a energia térmica são iguais. Entretanto, existem diferenças fundamentais.
A energia solar térmica usa o calor do sol para aquecer elementos como a água e o gás. Logo, os sistemas são baseados na condução do calor e compostos por um coletor solar, canos de cobre e um reservatório com isolamento.
Por outro lado, a energia fotovoltaica funciona através da radiação solar. Logo, as suas funções vão além do aquecimento e os sistemas podem ser aplicados em vários contextos distintos, de residências a empresas. O objetivo é permitir o funcionamento de equipamentos elétricos.
Então, com essas diferenças fundamentais em mente, se torna fácil compreender que nem mesmo cenários mais extremos de frio, como a neve, poderiam prejudicar a geração de energia solar fotovoltaica. Isso se deve à inclinação presente na instalação das placas, que não permitem o acúmulo de gelo e possuem uma película antiaderente.
Portanto, as pessoas que estão em busca de um sistema de energia que seja sustentável e não passe por prejuízos durante as estações mais frias, podem utilizar os fotovoltaicos sem maiores problemas.
Gostou do conteúdo? Visite o nosso site para mais posts como este e conhece os nossos serviços!