Energia solar para bomba d’agua

Energia solar para bomba d’agua

Muitos já sabem que a energia solar tem sido muito usada nas cidades, e que gera economia na conta de luz, tornando a residência ou empresa autossuficiente em energia.


Agora o que muitos não sabem, é que a energia solar é usada em uma infinidade de aplicações, e entre essas o acionamento de bomba d’água.

As placas solares, são capazes de alimentar bombas d’agua de pequeno a grande porte, e pode ser usada durante todo o dia e gerar uma grande economia de energia ou até mesmo óleo diesel em locais como fazendas.

A energia solar, tem sido muito usada em sistemas de irrigação ou bombeamento para dessedentação de animais e até mesmo para abastecer residências.

 

Como funciona?

O funcionamento é simples, e existem vários modelos de bombas d’gua.

Algumas bombas funcionam ligadas diretamente ligadas aos painéis solares, como as bombas shurflo 2088, que podem bombear até 6.000 litros de agua por dia.

Outros, modelos mais sofisticados, possuem um driver que controla a bomba dgua acoplada aos painéis, como a bomba p100 da anauger.

Já outros sistemas, são composto por inversores acoplados a um conjunto de placas solares que permitem acionar bombas convencionais de maior porte, tendo sistemas acionando bombas de até 75Cvs permitindo ainda acionar motores maiores para irrigação.

As possibilidades são imensas, com isso a energia solar, pode tornar aquela propriedade que não possuem aguadas naturais, altamente produtiva para a criação de animais, pois permite em locais remotos o acionamento de bombas em poços para gerar produção com baixo custo.

Os sistemas de bombeamento com energia solar, podem ser utilizado tanto para bombeamento de agua de rios, minas, açudes ou poços.

 

Durante a noite, como fazer!

A maioria dos sistemas de bombeamento com energia solar é feito para ser usado apenas durante o dia e armazenar agua em um reservatório que poderá ser usado a noite.

Em casos específicos onde for preciso acionar bomba durante a noite, pode-se fazer a opção por bancos de baterias.

Uma solução também é o uso em conjunto com grupos geradores, o que permite uso noturno e economia de combustível durante o dia e gasto somente a noite.

Na maioria dos casos, o uso é apenas durante o dia.

 

 

Funciona em dias nublados?



Sim, o sistema de bombeamento funciona durante dias nublados, porém com vazão menor de água. O ideal é consultar um técnico para oferecer uma solução adequada a sua necessidade.

Para a maioria dos casos, os reservatórios são construído para suportar em média 5 dias com pouco sol, afim de que se houver dias nublados não falte água para a residência ou animais, tudo isso vai depender da sua região. Como o Brasil é muito vasto, algumas regiões podem ter necessidade de armazenamento maior ou menor.

A energia solar, veio para ficar e pode revolucionar o uso da energia e também seu preço.

Entre em contato com a Energia Total, (65)3665-0858 www.energiatotal.com.br e solicite um orçamento e dimensionamento para seu sistema de bombeamento com energia solar.

Sua fazenda pode ter agua em abundância!

Deixe seu comentário.