Energia solar no Brasil - tudo que você precisa saber

Energia solar no Brasil - tudo que você precisa saber

A energia solar é a melhor maneira de utilizar uma energia limpa e renovável, que ajuda você a economizar no orçamento e ainda auxilia na preservação do planeta, uma vez que os danos ambientais da energia solar fotovoltaica são quase nulos, enquanto que os das demais eletricidades, mesmo a vinda das hidrelétricas, possui impactos altamente consideráveis. Neste texto, você conhecerá algumas informações relevantes e importantes para quem deseja investir nesse promissor meio de geração de energia.

1 - Você pode se tornar completamente autossuficiente em energia

Um sistema de energia solar fotovoltaica pode produzir energia suficiente para que a sua unidade consumidora fique permanentemente independente do sistema público de eletricidade. São os chamados sistemas “off-grid”, desligados da eletricidade dos postes, e que armazena a energia gerada em baterias estacionárias instaladas em reservatórios específicos.

2 - Ou pode contribuir para a rede pública e ganhar créditos

Se o seu sistema não tiver potência suficiente para gerar toda a eletricidade consumida por sua residência, você também pode utilizar um sistema “on-grid”, que é ligado à rede pública e utiliza eletricidade da concessionária quando falta luminosidade para alimentar o sistema fotovoltaico. Entretanto, em épocas de abundância de luz, que seu sistema apresenta uma maior eficiência e gera mais energia do que o necessário, o excedente é inserido na rede pública, que gera créditos de energia para ser abatidos da fatura de luz.

3 - A vida útil de um sistema fotovoltaico é de suoerior a 30 anos

Quem investe em energia solar pode estar economizando dinheiro e eletricidade por mais de duas décadas! Em média, a vida útil dos módulos fotovoltaicos que transformam a luz do sol em eletricidade é de aproximadamente 25 anos, com um baixíssimo custo de manutenção e rara aparição de defeitos.

4 - Investir em energia solar pode trazer mais lucros do que renda fixa

energia solar fotovoltaica é um investimento financeiro? Não. Mas o dinheiro que você deixa de gastar por economizar com energia elétrica após instalar energia solar em sua unidade pode ser investido em títulos financeiros para ter uma renda ainda maior. Um sistema fotovoltaico pode proporcionar uma economia maior do que o rendimento de um título de renda fixa do Tesouro Nacional. Que tal economizar com energia para ganhar mais dinheiro com outra coisa?

5 - A instalação de seu sistema é toda testada eletronicamente

O investimento em energia solar pode partir de R$ 12 mil, e não se pode correr o risco de investir esta quantidade de dinheiro, para que o sistema não seja bem colocado e gere prejuízos. Para isso, as empresas de energia solar contam com um software de simulação altamente preciso e eficiente que pode estipular as condições ideais de potência, eficiência, instalação e posicionamento de todo o painel fotovoltaico de acordo com a localização do imóvel e condições dos arredores (prédios, árvores, relevos, etc.).

Invista em energia solar para sua casa, condomínio ou empresa. Com isso, você fará bem, ao mesmo tempo, ao seu bolso e ao planeta!

Deixe seu comentário.
Comentários
27/04/2018 19:46
interessante! tem como fazer curso e construir os paneis ?
09/08/2018 20:16
Gostaria de saber quais empresas posso consultar para instalação do sistema em minha propriedade.
Wilson Bianchi
Email -
bianchi.w@terra.com.br