Diferenças entre aquecedor solar e energia fotovoltaica
Muitas pessoas não sabem ao certo quais são as principais diferenças entre energia solar fotovoltaica e aquecedor solar, e na hora de fazer orçamento, acabam se confundindo no pedido.
Essas duas tecnologias utilizam a luz e o calor do sol como fontes de energia, mas o funcionamento é diferente. Se você quer entender mais sobre o assunto, confira as informações a seguir:
Aquecedor solar: como funciona?
Como podemos entender, o aquecedor solar é um sistema que usa a radiação do sol para aquecer a água de determinado imóvel, seja residencial ou de uma empresa.
Esse sistema possui um reservatório térmico e um coletor solar. Os coletores são responsáveis por transformar a radiação do sol em energia térmica.
Essa energia é utilizada para aquecer a água, transportada por um sistema hidráulico e armazenada no reservatório térmico.
Energia fotovoltaica: como funciona?
O sistema de energia solar fotovoltaica é diferente do sistema de aquecedor solar, pois eles captam a luz do sol para transformar em energia elétrica ou energia térmica, que podem ser utilizados em todos os ambientes do imóvel residencial ou da empresa.
Quando os painéis fotovoltaicos são instalados nos imóveis, é possível fazer com que o sistema de geração de energia seja totalmente autônomo, e com isso, os gastos com a conta de luz mensal são reduzidos drasticamente.
Maiores diferenças entre o aquecedor solar e energia fotovoltaica
A grande diferença entre as tecnologias do aquecedor solar e da energia fotovoltaica estão relacionados à maneira como esses sistemas convertem a luz do sol em energia térmica ou energia elétrica.
Outra diferença que também pode ser observada é sobre o armazenamento de energia, onde no aquecimento solar, o reservatório funciona como uma bateria.
Os equipamentos utilizados nessas tecnologias são os mesmos?
Assim como as finalidades das duas tecnologias citadas são diferentes, os equipamentos utilizados em cada sistema também são.
O sistema que converte a luz do sol para aquecer a água é mais simples, e é formado pelo coletor solar, que absorve a luz do sol e faz com que esse calor seja transferido para a água de dentro das tubulações do imóvel.
Feito isso, a água aquecida é armazenada no boiler, fazendo com que a água fique aquecida por lá até que seja finalmente consumida sem perder a sua temperatura.
Além desses equipamentos, é preciso alguns itens como cabos e fios elétricos para que o sistema de aquecimento solar funcione. Com isso, mesmo que precise de alguns equipamentos, essa instalação é bem simples, e o custo também é menor quando comparada a outras tecnologias de energia solar.
O sistema de energia solar fotovoltaica é mais robusto, e com isso, os resultados são melhores. Todos os equipamentos desse sistema possuem funções que não são tão simples como a tecnologia anterior, mas geram energia elétrica.
Os painéis fotovoltaicos, os inversores solares e o quadro elétrico são alguns dos equipamentos utilizados para que a luz e o calor do sol sejam captados e transformados em energia elétrica, podendo ser utilizada para alimentar equipamentos eletrônicos nas residências e nas empresas.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre como funcionam essas tecnologias e as principais diferenças, se quiser saber mais sobre o assunto, acesse o site e conheça nossos produtos!