Descomplicamos para você o processo de funcionamento da energia solar

Entenda mais sobre a Energia Solar para sua residência

A Energia Solar Fotovoltaica é um tipo de energia limpa e renovável cada vez mais utilizada no Brasil e no mundo! Neste texto apresentaremos alguns termos técnicos e explicaremos como funciona a geração de eletricidade através da luz solar. Venha conhecer e descubra porque este tipo de energia pode trazer grandes vantagens à sua casa e ao seu orçamento.

 

Como funciona a energia solar?

Na prática, um sistema fotovoltaico basicamente transforma a luz do sol em energia elétrica, mas há várias etapas por trás deste processo. Veja o passo a passo:

Módulos e painéis solares instalados no telhado ou em outra área de sua propriedade captam a luz vinda do sol. Esta captação é realizada através das células solares que, na maioria das vezes, são construídas à base de silício, um elemento abundante na terra e que tem capacidades fotovoltaicas. O que acontece neste momento é que o silício é fotossensível e, ao ser atingido pela incidência de luz solar, tem seus elétrons excitados e movimentados, o que gera corrente elétrica.

Na sequência, esta energia elétrica gerada pelos módulos fotovoltaicos precisa ser adaptada à rede pública de energia para que possa ser conectada ao sistema de postes de sua cidade. Para descomplicar, não vamos nos ater a números e valores, mas é necessário entender que a eletricidade gerada pelo sistema fotovoltaico está em corrente contínua (CC), e precisa ser modificada para corrente alternada (CA) para que possa ser integrada à rede pública.

Esta etapa é realizada por um inversor que também faz parte do sistema fotovoltaico instalado em sua residência. Além de mandar a energia para os fios da rede pública, o inversor garante a segurança do seu sistema, evitando quedas e interrupções na distribuição de energia.

Uma vez que sua residência gera energia para o sistema público, são oferecidos créditos em energia que são descontados de sua conta mensal de luz. Para realizar a medição correta, é instalado em sua residência um medidor bilateral. Ele é parecido com o “relógio de luz” de sua casa, mas tem a capacidade de medir os dois fluxos da eletricidade – tanto o que entra quanto o que sai de sua unidade residencial.

Vantagens da energia solar para sua casa

Com a geração de energia solar, a conta de luz de sua casa tem seu valor diminuído drasticamente, o que traz em poucos meses o retorno do investimento realizado para instalar o sistema fotovoltaico em sua casa. Além disso, instalar um kit fotovoltaico “grid-tie” (ligado à rede) não exige intervenções ou grandes mudanças estruturais no sistema elétrico de sua residência, causando poucos transtornos e grandes retornos como, por exemplo, a valorização de seu imóvel em caso de negociação.

Além disso, o usuário poderá ter a certeza de contribuir para a preservação do planeta utilizando uma energia limpa, renovável e que não causa danos ambientais para ser gerada. Energia solar é boa para sua casa, para seu bolso e para o planeta!

Deixe seu comentário.