Custo x beneficio ao investir em energia solar
A energia solar ou energia fotovoltaica, como também é conhecida, é uma das fontes de energia elétrica renovável produzida pela luz do sol, sendo assim, energia de fonte limpa. Além da fotovoltaica, a luz solar também pode produzir outros tipos de energia, como a energia termossolar e a heliotérmica.
Com a energia elétrica cada vez mais cara, o interesse dos consumidores por fontes de energia alternativa aumentou. E a energia solar tem sido cada vez mais citada como uma das opções mais econômicas e versáteis presentes no mercado. Com a instalação de painéis solares em comércios, empresas ou residências, o valor da conta de luz pode ter uma redução de até 95%!
Como a luz do sol pode ser convertida em energia elétrica?
Por meio de painéis solares instalados no local, a luz do sol é absorvida pelos chamados átomos solares desses painéis, feitos de materiais semicondutores. As partículas de luz solar (fótons), em contato com estes átomos, geram o movimento de elétrons que dão origem a corrente elétrica que usamos como fonte de energia. Todo esse processo é chamado de efeito fotovoltaico. No entanto, a corrente elétrica produzida é alternada, sendo necessária a instalação de um inversor, que irá convertê-la em corrente contínua, própria para o uso doméstico.
Energia solar: mais de 90% de economia na conta de luz
O Brasil é o segundo país com a energia mais cara do mundo, segundo a Agência Internacional de Energia, perdendo apenas para a Alemanha que, não por acaso, é o maior produtor de energia fotovoltaica do mundo.
Em contrapartida, o nosso país é o terceiro da lista com maior incidência solar do planeta. São 2.200 horas de luz solar no país, gerando 15 trilhões de megawatts por ano.
Com tantos raios solares incidindo nessas terras, o custo da energia solar e do sistema fotovoltaico torna-se muito menor e com retornos muito mais rápidos. A energia solar pode fornecer mais que o dobro de eletricidade necessária para sua residência. Ao final do primeiro mês de instalação, a redução na conta de luz já é notável, levando em conta que você não terá custos advindos da energia elétrica e ainda poderá enviar o excedente produzido para a rede de distribuição de sua cidade. Ao enviar o excedente, a rede de distribuição compartilha créditos que são utilizados em forma de desconto na sua conta de luz ou podem complementar o consumo durante a noite quando não há raios solares.
O valor da conta de luz pode diminuir até 95% com a utilização da energia solar, e só ainda não é possível ter o custo rebaixado a zero, pois as concessionárias de energia ainda cobram a chamada taxa mínima. A taxa mínima é o valor para ter acesso à energia elétrica e custos como a iluminação pública e esse valor varia de estado para estado. A ligação à rede elétrica permanece existindo e você paga por ela, mesmo que não a consuma. Vale dizer que os painéis solares continuam produzindo energia mesmo em dias nublados e chuvosos, mesmo que de forma reduzida, já que essa produção não depende do calor do Sol, mas sim de seus raios ultravioleta presentes durante todo o dia, independente do clima.
Por que 2022 é um um ótimo ano para investir em energia solar?
Com o marco legal da energia solar aprovado, aqueles que já possuem sistema instalado ficam isentos até 2045 sobre a taxação que iniciará no ano de 2023. logo aqueles que tem interesse em adquirir seu sistema de geração própria, tem o ano de 2022 como uma contagem regressiva para ficar de fora dessa.
Acesse nosso site e venha economizar com energia limpa e renovável. O planeta e seu bolso agradecem.