Crise energética e a energia solar
A crise energética é um problema global. Fica cada vez mais evidente a falta de recursos energéticos. A baixa produção de energia é reflexo de aspectos econômicos, políticos, mas principalmente, fatores ambientais.
Desastres naturais, desmatamento e mudanças climáticas afetam diretamente o conforto e alta industrialização proporcionada pela energia elétrica. Além disso, as fontes não renováveis ainda são amplamente utilizadas, aumentando o custo da produção e diminuindo o volume de energia fornecida.
É fácil notar o impacto das mudanças climáticas no caso das hidrelétricas, por exemplo, em que o baixo nível de chuvas afeta diretamente a geração de energia elétrica. Enquanto as estratégias do poder público não são suficientes para solucionar o problema, o cidadão toma suas próprias medidas para contornar a crise.
Energia solar: barata e renovável
Uma das soluções para a crise energética é o uso da energia solar. Essa é uma solução viável para enfrentar a crise energética devido às suas características e benefícios. A energia solar é obtida a partir da luz do sol, por isso, é considerada uma fonte inesgotável e renovável.
Ou seja, além de fácil de obter através da luz solar, é extremamente barata.
A energia solar é limpa e não emite poluentes atmosféricos nocivos, ajudando a reduzir a pegada de carbono e mitigar as mudanças climáticas. Quanto menor o impacto na atmosfera, melhor para o meio ambiente.
Além disso, o sol é uma fonte de energia amplamente disponível em todo o mundo, o que significa que a energia solar pode ser aproveitada em praticamente qualquer lugar.
A energia solar também permite que os indivíduos e as comunidades se tornem autossuficientes em termos energéticos. Isso reduz a dependência de fontes de energia externas, ajudando a aliviar os impactos da crise energética.
Solução energética para o ambiente doméstico e industrial
Seja para uso no ambiente doméstico ou nas indústrias, a instalação de painéis solares ajuda a reduzir os custos com a geração de energia elétrica. Nos domicílios, o custo com energia elétrica pode cair em até 40% após a implantação do sistema de energia solar.
Os avanços tecnológicos contribuem para diminuir os custos de instalação, fazendo com que a energia solar se torne uma opção cada vez mais acessível e competitiva em comparação com outras formas de geração de energia elétrica.
Dentre as vantagens da energia solar, temos que esses sistemas requerem pouca manutenção, uma vez que não possuem partes móveis, reduzindo os custos operacionais e aumentando a confiabilidade.
Independência energética para combater a crise
A geração de energia solar, quando atinge níveis de autossuficiência, torna o imóvel autossuficiente em geração de energia elétrica. Ou seja, independente do sistema tradicional de energia elétrica, passa a atender aos modelos de sustentabilidade.
A valorização imobiliária é uma das consequências, e no caso da indústria, reforça a imagem de comprometimento com o desenvolvimento sustentável que é hoje tão importante para as mais diferentes marcas do mercado.
O primeiro passo para contribuir para o combate à crise energética é conhecer as ferramentas disponíveis. Em nosso blog, você pode saber mais sobre a energia solar e seus benefícios.
Visite nosso site e tire suas dúvidas com um dos especialistas da Energia Total.