Controlador de carga: diferença entre MPPT e PWM
A energia solar veio para ficar diante de suas inúmeras vantagens em comparação a matrizes energéticas tradicionais.
Os sistemas elétricos alimentados por energia solar tornam o usuário independente do fornecimento de luz e eletricidade por parte de uma concessionária. Tradicionalmente, as concessionárias de energia elétrica costumam apresentar paralisações de fornecimento e altos custos.
O investimento em energia elétrica não só garante uma economia de recursos como contribui para um ambiente mais sustentável visto se tratar de uma energia totalmente limpa.
Leia também: Conheça 7 vantagens da energia solar.
Neste texto vamos tirar suas dúvidas sobre a diferença entre os controladores de carga MPPT e PWM. Acompanhe!
Como funciona a energia solar
Um sistema movido por energia solar converte luz do sol em eletricidade por meio de painéis fotovoltaicos. Por meio do efeito fotovoltaico os fótons, presentes na luz solar, são colididos com átomos de silício presentes nas células fotovoltaicas, o que gera um deslocamento de elétrons para criar uma corrente contínua de eletricidade.
A corrente contínua de eletricidade é convertida por um inversor solar em corrente alternada para ser distribuída ao sistema.
O sistema pode ou não ser conectado à rede. Em alguns casos, onde a energia gerada não é suficiente para a demanda ou se deseja efetuar a venda do excedente, é indicado que seja conectado.
A energia solar pode ser utilizada para aquecer água, e assim, economizar energia elétrica. Trata-se de um sistema de aquecimento de água mais seguro e barato do que o a gás.
O que é um controlador de carga
O controlador de carga é uma das partes mais importantes de um sistema de energia solar, é responsável por gerenciar a energia e enviar a quantidade de necessária para o banco de alimentação das baterias.
Portanto, por meio de um sistema OffGrid o controlador de carga impede o painel fotovoltaico de enviar mais energia do que as baterias conseguem armazenar.
Desta forma, o controlador permite a integridade das baterias, impedindo um acúmulo excessivo de energia, que resultaria em danos à bateria e a todo o sistema, e até mesmo poderia causar fatalidades graves.
Além, o controlador de carga prolonga a vida útil das baterias, de modo que as baterias ficam em repouso se não estão sendo utilizadas, sendo enviada apenas uma carga mínima para mantê-las carregadas.
Diferença entre carga MPPT e PWM
PWM é uma sigla em inglês para Pulse Width Modulation, que em português significa “Modulação por Largura de Pulso”, sendo emitidos pulsos de tensão em alta frequência para garantir máximo de carregamento da bateria.
O controlador de carga PWM é considerado menos eficiente, pois pode perder grandes quantidades de energia, mas, é mais barato.
Do inglês Maximum Power Point Tracking, em português “Ponto Rastreador de Potência Máxima” possui maior eficiência do que a PWM, mantendo a potência máxima que a energia solar fornece, chegando a ganho de cerca de 60%.
Possui a grande vantagem de não limitar a tensão enviada pelos painéis solares aumentando a corrente, tornando o tempo de carregamento das baterias muito mais rápido.
Converse com um especialista.