Principais características da energia solar
A energia solar está se tornando uma fonte cada vez mais viável de obtenção de eletricidade. Por conta do aumento dos preços dos modelos mais tradicionais e das preocupações com o meio ambiente esse tipo de solução está cada vez mais atraente, sendo limpa e barata.
Para entrar nesse mundo, vamos conhecer as principais características da energia solar.
Os tipos de energia
Em primeiro lugar, vamos entender os dois tipos de energia solar.
A energia fotovoltaica é a mais comum. Ela consiste em usar uma quantidade de placas de metal, geralmente silício, para receber a luz do sol e a transformar em eletricidade.
Já a outra opção, é a energia termosolar que usa o calor do sol para produzir o vapor que gera a energia elétrica.
As características
A principal característica da energia solar vem do fato dela ser realmente renovável e inesgotável, pelo menos até os próximos bilhões de anos. Enquanto o Sol existir, temos energia.
Outra característica da energia solar que constitui uma de suas principais vantagens é o fato de ser totalmente limpa, ou seja, não acumulam resíduos. Por conta disso, é extremamente benéfica ao meio ambiente. A única poluição proveniente da fabricação dos equipamentos pode ser facilmente controlada através de reciclagem.
Felizmente, graças ao avanço da tecnologia, está havendo uma relação inversa entre o preço dos painéis e a sua produtividade. Isso significa que mesmo enquanto os painéis estão ficando cada vez mais tecnologicamente avançados e, por consequência, mais eficientes, o seu preço vem diminuindo. Isso torna esse tipo de energia bem barato e eficiente. Além disso, como os painéis podem chegar a durar até 25 anos, o custo-benefício é altíssimo.
Além disso, sua escalabilidade e simplicidade a tornam bem eficiente para instalação em lugares pequenos ou remotos. Em uma fazenda, por exemplo, localizada longe de um centro urbano, não é preciso gastar com infraestrutura para garantir que a energia seja transmitida do centro de distribuição até lá. O equipamento já é o suficiente.
Em nosso caso específico, o Brasil conta com a sorte de ser um país que possui um dos maiores graus de incidência solar em todo nosso território, durante praticamente todo o ano. Por isso, não há perda de energia solar em diferentes regiões ou momento em que o abastecimento não é o ideal
Os incentivos políticos
Além das características próprias da energia solar, existem os incentivos apresentados pelo governo brasileiro. Em 2016, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), aprovou uma série de medidas para a geração de energia solar.
A principal delas, é o sistema de compensação, que diz respeito a produção de energia for maior do que o consumo, em um sistema conectado à rede, são atribuídos créditos ao produtor, nos quais podem ser utilizados para diminuir o valores resultantes de contas futuras. Esse benefício pode ser compartilhado entre associações específicas, como um condomínio ou uma vila.
A energia solar é uma excelente maneira de complementar a distribuição elétrica de uma forma limpa, barata e eficiente. Não fique de fora!