Conheça os seis principais modelos de carros movido a energia solar.

Conheça os seis principais modelos de carros movido a energia solar.

Automóveis movidos a painéis fotovoltaicos já são realidade. Confira os mais conhecidos.

Os veículos estão entre os principais investimentos para o futuro. Isto ocorre principalmente para diminuir a emissão de gases poluentes, que afetam o meio ambiente, os seres humanos e a atmosfera, buscando alternativas para os combustíveis fósseis. Os carros elétricos despontam como um dos principais concorrentes a tomar esse posto, mas outra forma de veículo vem ganhando mais espaço e sendo ainda mais ecoeficiente: os automóveis movidos a energia solar. E não são poucos os modelos que já foram apresentados e podem ser o futuro do deslocamento veicular. Conheça os principais com nossa lista abaixo.

 

Audi TT

 

O primeiro veículo da lista é o caso mais emblemático: ele é um veículo comum da montadora alemã, uma das principais do mundo, mas que foi modificado por estudantes da Georgia, nos Estados Unidos, para funcionar com painéis fotovoltaicos instalados no seu capô. Este modelo pode ser a principal referência para veículos que já estão em circulação hoje, mas que com um pouco de dedicação e criatividade, pode ser aplicado até no carro que você tem em sua garagem.

 

Ford C-Max Solar Energi

Outro híbrido, porém desta vez fabricado pela própria montadora. Este é mais um modelo de carro popular que vemos na rua, mas integrado a painéis fotovoltaicos, permitindo que se desloque através de energia solar. Este híbrido com uma lente especial que a Ford denominou de Fresnel, faz a distribuição da luz solar entre as células, permitindo uma eficiência de até oito vezes. E o melhor: ele segue a direção do sol, buscando onde há mais incidência de raios. Mesmo com tantas vantagens, ainda levará algum tempo para o automóvel ser comercial.

 

Nuna 8

 

Este modelo que parece uma nave espacial é o maior e mais eficiente automóvel já construído para ser utilizado com a luz solar. Seu design contém um painel solar que ocupa grande área do automóvel, com uma pequena cabine para o piloto. A eficiência está justamente na curvatura dos painéis fotovoltaicos que permitem melhor distribuição e energia para a sustentação do motor do carro.

 

CUER

 

Do inglês Cambridge University Eco Racing, este veículo é o primeiro modelo voltado para a disputa de competições de corrida, diferente dos outros listados acima. Com um design que lembra uma gota, a escolha aqui é por mais aerodinâmica e eficiência em velocidade. É um modelo que apresenta como aliar eficiência energética e capacidade de deslocamento em longas distâncias.

 

Sion

 

Outro modelo mais parecido com os carros que temos hoje em dia é o Sion. Ele tem autonomia de 30 quilômetros, mas os estudos da montadora alemã Sono Motors tentam trazer ainda mais tecnologia para esse automóvel movido exclusivamente a energia solar. E o melhor: ele poderá estar disponível para o público já em 2018. Contudo, seu valor ainda é alto: o protótipo custou nada menos que US$ 187 mil.

 

Stella Lux

 

Fechando nossa lista colocamos o veículo que promete ser o carro da família movido a luz solar. É outro com um design que não estamos muito acostumados, mas que tem uma ótima eficiência para rodar a base de painéis fotovoltaicos. Seu diferencial é que consome menos energia do que capta do sol, e ainda permite utilizar o excedente em outros aparelhos.

Deixe seu comentário.