Conheça a iluminação por Energia Solar

Conheça a iluminação por Energia Solar

Energia solar é usar um recurso natural, o Sol, como fonte de matéria-prima para a iluminação urbana ou rural. Esse uso não causa prejuízos ao meio ambiente e, portanto, trabalha a favor dos bons princípios da ecologia. Assim, a utilização de energia solar para iluminação de residências, lojas comerciais e, até mesmo, indústrias e fazendas tem sido cada vez mais comum nos dias de hoje.

Enquanto a energia elétrica trabalha pela diferença entre dois pontos elétricos, o que gera uma corrente elétrica; a energia solar trabalha com a captação da energia eletromagnética do Sol.

Os dois principais usos para energia solar são:

- aquecimento solar da água
- geração de energia elétrica

Os dois sistemas que promovem a geração de energia elétrica são o heliotérmico e fotovoltaico.

Sistema fotovoltaico

Nesse sistema de geração, a energia solar é transformada diretamente em energia elétrica. As células solares (ou fotovoltaicas) formam um campo elétrico pela diferença de potencial dos materiais semicondutores.

Não é necessária alta irradiação para que esse sistema de geração de energia elétrica funcione. O que conta é a densidade das nuvens, ou seja, mesmo num dia de céu com poucas nuvens pode haver grande eficiência na produção de energia.

Os três principais kits de energia solar fotovoltaica são:

1) Energia solar fotovoltaica para bombeamento/irrigação
2) Energia solar fotovoltaica para iluminação em geral
3) Energia solar fotovoltaica para residências

Sistema heliotérmico

Nesse sistema de geração, a energia solar é, primeiro, transformada em energia térmica e, depois, em energia elétrica. Ao contrário do sistema fotovoltaico, nesse método é necessária alta irradiação solar para o funcionamento.

Também é necessária a utilização de coletores, que são dispostos num sistema de espelhos. Ao longo do dia, a posição do Sol é acompanhada pelos espelhos, refletindo os raios solares para um foco, onde fica o receptor. Os coletores solares precisam captar a radiação solar transformando-a em calor. Então, o calor é transferido para um fluido (óleo, por exemplo), onde é armazenado em alta temperatura, e, posteriormente transformado em eletricidade.

Existem várias tecnologias para utilização da energia solar no sistema heliotérmico. São elas:

- Calha Parabólica
- Coletor Fresnel
- Torre Solar
- Disco Parabólico

Vantagens da opção por utilizar a iluminação por Energia Solar

1) a vantagem mais óbvia da energia solar e a principal razão para que o uso desse tipo de energia esteja cada vez mais popular é a não poluição do meio ambiente. A energia solar é uma energia limpa e, portanto, desponta como uma tecnologia do futuro.

2) as centrais de produção de energia demandam baixa manutenção. Isso tem feito o governo brasileiro apostar nessa matriz energética, pouco a pouco diminuindo a hegemonia da matriz hidráulica. Comunidades rurais isoladas têm sido beneficiadas com projetos de pesquisa e implementação de energia solar. Isso promove melhorias nas tecnologias empregadas, o que acarreta maior qualidade, com baixo custo.

3) o tempo de vida útil dos painéis solares é maior do que se esperava. Antes dizia-se que o tempo de vida girava em torno de 25 anos, o que já seria motivo para o investimento. Mas pesquisas recentes de fabricantes têm mostrado que os painéis solares podem chegar até 37 anos de uso ininterrupto.

A popularização desse tipo energia tem se mostrado muito eficiente num país como o Brasil. Vale a pena pesquisar a respeito e aderir as vantagens da iluminação por energia solar.

Deixe seu comentário.