Confira 10 fatos curiosos sobre energia solar

<p>Certamente você já ouviu falar em fontes de energia sustentáveis, não é? Apesar de ainda não serem muito populares no Brasil, elas são uma tendência. Isso porque além de serem praticamente inesgotáveis, também são limpas. Ou seja, não poluem o meio ambiente.
</p><p>Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre uma dessas fontes renováveis, vamos listar alguns fatos bem curiosos e interessantes!
</p><p>Entenda como funciona a energia solar
</p><p>Também conhecida como energia fotovoltaica, a energia elétrica solar, como o nome já diz, tem o sol como fonte. Na prática, funciona através da instalação de painéis fotovoltaicos, que são materiais semicondutores que, quando expostos à luz, absorvem partículas de energia. Por sua vez, essas partículas são imediatamente transformadas em energia elétrica.
</p><p>Você deve se perguntar, mas quando está nublado? Esse tipo de geração de energia não necessita de uma alta radiação para funcionar. Mesmo em dias com bastante nuvens é possível fazer a geração de energia, porém, em quantidade menor.
</p><p>O que você não sabe sobre energia solar
</p><p>Agora que você já sabe como funciona, fique atento a esses fatos curiosos sobre a energia solar:
</p><p>1. Pode ser usada para transformar a água salina em potável.
</p><p>2. Existem grandes usinas de energia solar no mundo. Embora por aqui seja mais comum ver painéis fotovoltaicos instalados em casas, já existem usinas em países como os Estados Unidos, Espanha, Alemanha e Portugal.
</p><p>3. Pouca manutenção: pode até nem parecer, mas os painéis fotovoltaicos são extremamente duráveis e quase não necessitam de manutenção.
</p><p>4. Nunca falha: quer coisa melhor? Imagina nunca mais ter problemas com quedas de luz? Como o sol é uma fonte inesgotável, quem investe neste tipo de geração de energia não corre o risco de ficar no escuro.
</p><p>5. Energia silenciosa: os painéis solares não fazem qualquer tipo de barulho. Se comparado aos geradores de energia, são infinitamente mais silenciosos.
</p><p>6. É possível armazenar energia solar: por incrível que pareça, e graças ao avanço da tecnologia, já é possível armazenar a luz solar. Para regiões onde há maior variação de da incidência solar, é uma ótima solução.
</p><p>7. É o fim das contas de luz: uma grande vantagem da energia solar é nunca mais precisar pagar uma conta de luz. O investimento é feito apenas na instalação. E para quem acha que ele custa caro, a estimativa é de que ele se pague em até 5 anos.
</p><p>8. Produção de energia de acordo com a necessidade: se for necessário aumentar a demanda, basta fazer ajustes e complementar a instalação dos painéis. Simples assim!
</p><p>9. Pode ser levada para qualquer lugar: é isso mesmo! Ela pode ser instalada, por exemplo, em barcos e motor home.
</p><p>10. É mais antiga do que se imagina: o efeito voltaico foi descoberto por um físico francês em 1839.
</p><p>Gostou? Esses são só alguns dos benefícios da energia solar. Se você tem interesse em saber mais, acesse o site da Energia Total. Somos especializados em projetos e instalação no estado do Mato Grosso. Solicite um orçamento!
</p>

Deixe seu comentário.