Como Instalar Kit de Energia Solar
O processo para instalar kit de energia solar não possui nenhum grande segredo. Porém, realizar esse procedimento com uma equipe qualificada irá garantir a melhor experiência de energia solar para a sua casa, comércio ou indústria.
A popularidade dos kits de energia solar justamente entre aquelas pessoas que querem evitar a incerteza gerada pelas variações nas tarifas e no fornecimento de energia.
Além de mais econômica, o uso de energia solar em uma residência ou empresa aproveita uma fonte de energia que é abundante em nosso país durante o ano inteiro.
Confira esse conteúdo até o final e entenda como a instalação de kits de painéis solares já é acessível para a maioria das pessoas que pagam mensalmente contas de luz mais altas.
COMO É INSTALADO O SISTEMA DE ENERGIA SOLAR
Antes de tudo é necessário realizar um planejamento dessa instalação. Avaliar a incidência de sol no local, preparar o lugar para receber as placas solares.
Geralmente, o telhado é o espaço escolhido, justamente por não inutilizar grandes espaços úteis e ser uma área mais exposta ao sol.
O kit energia solar facilita bastante a instalação, dando autonomia para a instalação de um sistema de painéis solares. Porém, profissionais especializados e certificados conseguem implementar o sistema de forma muito mais segura e eficiente.
AS PRINCIPAIS PARA INSTALAR O KIT DE ENERGIA SOLAR
-
Preparar o local de instalação das placas solares;
-
Instalar os “suportes” dos painéis solares;
-
Fazer a instalação dos “trilhos” onde os painéis solares serão fixados;
-
Instalar as placas sobre os trilhos e realizar a conexão dos cabos;
-
Conectar os painéis solares no inversor solar e instalar o inversor na rede elétrica.
OS PRINCIPAIS TIPOS DE KITS DE ENERGIA SOLAR
Atualmente, existem duas categorias distintas quando falamos de energia solar: o sistema on grid e o sistema off grid.
Apesar de suas finalidades serem a mesma - gerar energia solar - eles têm características e especificações diferentes sendo ideais para contextos diferentes.
KIT PAINEL SOLAR ON GRID
Uma palavra de origem inglesa, "On Grid" significa "na rede", sugerindo que o sistema de energia solar ainda está conectado com a rede pública de distribuição de energia elétrica.
Então, a energia que é produzida a partir da captação dos raios solares é consumida pelo próprio imóvel e o excedente - se sobrar algum - é entregue para a empresa de energia responsável pelo local, garantindo créditos ao consumidor.
Esse mecanismo é pensado justamente para deixar os custos da energia elétrica mais baratos, pois estes créditos concedidos para o consumidor podem ser utilizados posteriormente e abater o preço de contas de energia elétrica de aproximadamente 60 anos.
Para quem tem mais de um imóvel, este sistema é extremamente vantajoso. Isso porque se uma das residências possuir um kit energia solar e sobrarem créditos, esses créditos poderão abater parcialmente ou totalmente a conta de luz do outro imóvel.
Em contrapartida, caso a captação dos raios solares não seja suficiente e haja um déficit na hora de converter a energia solar em corrente elétrica, a rede de distribuição do município é responsável por suprir esta falta. Como está sempre ligado, o fluxo energético é contínuo e essa dinâmica é automática.
KIT PAINEL SOLAR OFF GRID
Como podemos entender pelo nome, o sistema "Off Grid" (fora da rede) atua de maneira contrária ao que é conectado à rede.
Dentro deste modelo, o imóvel é totalmente autônomo, ou seja, autossuficiente. Ele consegue produzir toda energia que consome. É ideal para casas e construções em territórios rurais, regiões normalmente distantes de centros urbanos e distribuidoras de energia elétrica.
Então, a energia elétrica produzida através da captação dos raios solares é armazenada em baterias, para que o sistema elétrico esteja abastecido mesmo em momentos onde não há sol - ou a noite.
MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE ENERGIA SOLAR
Um ponto bastante positivo da instalação de kit de energia solar é que a manutenção do sistema é mínima e de baixo custo.
Isso porque a manutenção do kit placas solares consiste basicamente em limpar as placas solares anualmente ou quando o sistema apresentar uma redução na produção de energia.
Essa limpeza é bastante simples, pode ser feita da mesma forma como se limpa uma janela, com um pano úmido e um pouco de água. Essas duas ferramentas são mais que suficientes para limpar qualquer sujeira da placa.
Já a segunda parte da manutenção está relacionada ao inversor solar. Dependendo do modelo instalado, será necessário substituir alguma parte desse equipamento depois de 5 a 10 anos de uso dos painéis de energia solar.
Em termos gerais, a manutenção completa do kit de energia solar é bastante barata e não representa mais que 1% do custo por ano do custo total do sistema.
A Energia Total oferece soluções em fontes sustentáveis de Energia Renovável, com foco em Energia Solar.
Faça seu projeto de Energia Solar com quem tem experiência comprovada, com projetos executados e em operação com satisfação garantida.
Venha economizar na sua conta de luz e conheça os benefícios da energia solar, seja para área urbana ou rural. Clique aqui para solicitar seu orçamento gratuitamente.